Prefeitura de Búzios mantém estado de atenção permanente por causa das fortes chuvas
Por Ascom Búzios em 09/11/2018

As chuvas continuam fortes em Búzios, assim como em toda região, até o momento apresentando grandes acúmulos de água em alguns pontos do município, mas nenhum alagamento.  A Prefeitura de Búzios informa que está em estado de atenção permanente, atuando 24 horas com equipes da Defesa Civil circulando por toda a cidade. A Secretaria de Serviços Públicos também mantém o plantão para atuar rapidamente diante da continuidade das chuvas previstas para até o fim da tarde de sábado (10).

Durante a noite o índice pluviométrico foi de 40mm, um imenso volume de água que dificulta o escoamento. Estão sendo usados, em parceria com a Prolagos, os caminhões vacóis para sucção da água dos bolsões. A Defesa Civil está em alerta para limpeza dos bueiros dos bairros mais afetados para melhorar o escoamento da água. As bombas de sucção dos bairros de Cem Braças e Manguinhos, já instaladas anteriormente para casos de emergência, estão funcionando normalmente, evitando alagamentos de grande escala, comuns no passado.

A Defesa Civil alerta a população para que redobre o cuidado na condução de veículos e evite certos trechos em que se formaram grandes bolsões de água, como a parte final da Estrada da Usina, próximo à entrada da Brava, e a Estrada de Tucuns, que recebe grande volume de água da Serra das Emerências. Pela manhã foi aberta a galeria de águas pluviais da praia de Manguinhos, permitindo o escoamento das águas que se acumulam na altura da rua da Lingüiça e entorno da Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira. O bairro mais prejudicado até o momento é o Loteamento Pórtico de Búzios, por ser uma região baixa, de muitos brejos e fácil acúmulo de água. Há meses a prefeitura já vem trabalhando no local a construção de uma rede de galerias de águas pluviais, buscando resolver o problema de forma definitiva.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, algumas escolas tiveram que ser fechadas pela dificuldade de acesso e intenso volume de água nas proximidades. São elas: EM Lydia Sherman na Baía Formosa, EM Eva Maria da Conceição na Vila Verde e EM Professora Eliete Mureb, em José Gonçalves.

A Defesa Civil pede para que a população não deixe restos de materiais de obras nas calçadas. Com as chuvas, esses materiais são levados para dentro das galerias pluviais, causando o entupimento. Lixos, restos de móveis, e restos de materiais de obras, como areia, pedras e cimento, são removidos por uma equipe especializada da Secretaria de Serviços Públicos, basta ligar e fazer o pedido da retirada através do telefone: 2623 6566.

A maioria dos bairros de Búzios ficam abaixo do nível do mar, formando os bolsões de água. Os moradores podem entrar em contato caso a água se acumule, inclusive em suas residências, pelo telefone de emergência 199 ou pelo telefone da Secretaria de Serviços Públicos: 2623-4950.

Informe

A Prefeitura de Búzios informa que devido às fortes chuvas, será aberta nesse momento a rotatória construída na RJ 102, na altura do bairro da Marina. A abertura foi antecipada visando à segurança dos motoristas que transitam neste trecho, uma vez que o grande volume de água dos últimos dias deixou a pista do desvio em condições inadequadas ao tráfego.

Está confirmada a cerimônia de inauguração oficial da rotatória amanhã, sábado (10), às 11h.