Búzios inicia coleta de óleo de cozinha para reciclagem
Por em 28/02/2019

A Prefeitura de Búzios anuncia o início da coleta de óleo de cozinha para reciclagem. Moradores e comerciantes já podem entregar o óleo usado, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, ao lado da Lagoa da Usina. Uma cooperativa credenciada pelo Governo do Estado, licenciada pelo INEA e pelo município, se encarrega de levar o produto para ser processado.

Agora, uma parceria do Meio Ambiente com a Educação, vai ampliar a coleta com a participação das escolas. A ideia é que todas as cozinhas das unidades escolares municipais recolham o óleo utilizado para fazer a merenda. O projeto inicia logo após o Carnaval, no dia 18, e neste primeiro momento acontece nas escolas situadas no bairro da Rasa.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Pesca, os alunos serão estimulados a trazer de casa o óleo utilizado na própria cozinha da família. Também gincanas estão no programa de incentivo a essa prática, com prêmios de kits de limpeza, compostos por sabão em barra, sabão em pasta e detergente, fabricados pela cooperativa a partir do óleo recolhido.

A iniciativa do município vai garantir um aumento no repasse do ICMS Verde. O volume de óleo que a cidade consegue retirar do meio ambiente se reverte em recurso.

- Sabemos que a prática de muitos moradores e comerciantes é despejar o óleo usado, diretamente na rede de drenagem, o que é crime ambiental. A coleta organizada garante que o óleo não será descartado de forma indevida, evitando danos diretos ao meio ambiente. Além disso, tem o ICMS Verde, que é um recurso importante para ajudar no trabalho de preservação ambiental – resume Hamber.

A coleta de óleo também acontece todos os sábados na Feira Periurbana (Praça Dona Dita, na Ferradura).