Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Sistema de prevenção de alagamentos é implementado em Búzios
RSS
Por Ascom em 18/12/2014

A Prefeitura de Búzios se prepara para a temporada de chuvas com um novo sistema de bombeamento para a prevenção de alagamentos na região de Cem Braças, Capão e Tucuns. Serão instaladas ao todo quatro novas bombas na estação localizada ao lado do DPO de Búzios, que aumentarão em 30 vezes a capacidade de escoamento de água. O acionamento em caso de emergência será totalmente automatizado e substituirá a antiga estrutura, cujo processo de acionamento era manual e durava em torno de uma hora e meia.


Em condições normais as quatro bombas funcionarão alternadamente, bombeando os efluentes para rede coletora da Prolagos. Sendo detectado aumento no fluxo de água, as bombas entrarão em funcionamento simultâneo, com aumento progressivo da potência: serão duas, três ou quatro bombas funcionando juntas, proporcionalmente ao volume de água. Em situações de emergência, esta água será direcionada para a praia de Manguinhos, local que historicamente serve de escoamento para o excesso de água provenientes destes bairros.


Há ainda a previsão da construção de uma nova estação de bombeamento localizada em Cem Braças. Com outras quatro bombas, a futura instalação trará ainda mais eficiência na prevenção de enchentes.


Geografia da região é propícia a alagamentos


A bacia no qual está localizada os bairros de Cem Braças, Capão e Tucuns originalmente é uma área alagadiça, cuja grande parte do solo se encontra abaixo do nível do mar, tendo uma propensão natural ao acúmulo de águas pluviais. O rápido crescimento urbano e o aumento do índice de impermeabilização do solo agravaram os riscos de enchentes, e a pavimentação da estrada José Bento Ribeiro Dantas e da estrada Cabo Frio-Búzios serviram como uma barragem para o escoamento natural dessas águas. O novo sistema tem a missão de bombear o excesso de água para fora da região, evitando transtornos e trazendo maior segurança aos moradores destes bairros.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil