Búzios recebe duas vans para pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD)
Por Ascom Búzios em 03/04/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Saúde, acaba de receber duas novas vans, doadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, para realizar o deslocamento de pacientes atendidos pelo serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que objetiva oferecer transporte gratuito para crianças e adultos que necessitam de tratamentos médicos ainda não disponíveis no município. A Prefeitura transporta, atualmente, uma média, entre 40 e 50 pessoas por dia.

As vans chegam a Búzios para acrescentar e melhorar o serviço que estava sendo realizado por três vans e quatro carros de passeio que já pertenciam à Secretaria. Estes transportes revezavam para fazer o transporte dos pacientes para outros municípios do estado, para realizarem tratamentos oftalmológicos, de radiologia, fisioterapia e radiologia, entre outros. Os carros de passeios continuarão realizando o serviço de transportar passageiros com necessidades especiais e com mais dificuldade de movimento.

Cada van conta com 16 lugares e ar-condicionado. Além disso, a partir deste ano, a estrutura inclui cadeirinhas para que crianças de até sete anos possam ser transportadas com segurança e obedecendo a regra do conselho nacional de trânsito.

Cadastro para Tratamento Fora de Domicílio - O cadastro para pessoas que necessitam desta assistência pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (setor de TFD), localizada na Estrada da Usina, s/n°, Centro. Os pacientes devem comparecer à Secretaria, tendo em mãos os seguintes documentos: cópia do Documento de Identidade, cópia do CPF, cópia do Comprovante de Residência, cópia do cartão do SUS, cópia do Título de Eleitor, telefone para contato e declaração médica informando à qual tipo de tratamento médico o paciente será submetido.