Colégio Municipal Paulo Freire recebe Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Por Ascom Búzios em 23/10/2013
Nesta sexta-feira, dia 25, a Prefeitura de Búzios realiza um evento em comemoração à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que objetiva estimular, em todo o país, atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". Anteriormente programada para acontecer no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), a programação, que inclui palestras e oficinas sobre diversos temas como saúde, sustentabilidade e avanços tecnológicos, será realizada no Colégio Municipal Paulo Freire, no Centro.

“Este evento objetiva ser uma forma inovadora de atender principalmente aos estudantes, motivando-os à pesquisa cientifica e fornecendo informações sobre novas tecnologias, e propiciando um ambiente multidisciplinar e engajador para as práticas de educação. O ponto alto deste projeto é mostrar a todos as particularidades de cada função, através de oficinas e palestras, para que o estudante possa degustar e interagir de forma dinâmica o que julgar conveniente para o seu futuro profissional”, afirmou o Secretário de Ciência e Tecnologia de Búzios, Rafael Fontenelles.

A programação começou às 9h, com palestras e oficinas simultâneas, distribuídas em espaços da Unidade Escolar. Haverá palestras sobre “Eletrocardiograma e Monitorização Cardíaca”, “Microscopia”, Saúde e Drogas”, “Tratamento de Efluentes Inorgânicos” e “Business Intelligence como diferencial competitivo nas empresas modernas”, dentre outras. O público também poderá participar de oficinas de animação, construção de miniaturas e de comunicação e fotografia, dentre outras, e de serviços gratuitos como aferição de pressão arterial e de glicose. Também serão realizados experimentos de física, química e biologia, amostras de música, defesa pessoal e esportes e, ainda, exibição de robôs de combate e aeromodelos. A programação está prevista para encerrar às 17h.

SNCT 2013 - A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2013 ocorre entre 21 e 27 de outubro, com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

No estado do Rio de Janeiro, 39 municípios se mobilizam para realizar ações integradas, que reúnem em locais públicos atividades de várias instituições, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. É uma oportunidade para discutir temas da ciência e, em particular, conhecer um pouco mais sobre aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas práticas desportivas e outros campos do saber. Há também eventos chamados de Portas Abertas, em que as instituições se abrem para a população, ampliando, com isso, o número de municípios participantes.