Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Saúde treina enfermeiros no Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A
RSS
Por Ascom Búzios em 14/02/2014
A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição, promoveu uma capacitação aos enfermeiros dos PSFs denominada “Oficina de Formação para Expansão do Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, na tarde desta quinta-feira, dia 13 de fevereiro. A adesão pela Prefeitura de Búzios ao programa foi realizada no ano de 2013.

A oficina, que contribui para a ação “Brasil carinhoso”, tem como objetivo inserir as megadoses de vitamina A na área técnica da alimentação e nutrição de crianças de 6 a 59 meses (4 anos e 11 meses) de todo o Brasil. A iniciativa faz parte dos oito objetivos do milênio, como a erradicação da fome e miséria, visa diminuir as mortes de crianças por diarreia, HIV e desnutrição.

As evidências da deficiência da vitamina A nas crianças podem causar problemas na vista, ocorrência frequente de diarreia e desnutrição energético-protéica. A suplementação da vitamina A não substitui a qualidade do leite materno, maior reserva de vitamina A, nem dos alimentos que são fontes naturais de vitamina A, como as folhas verdes escuras, as frutas e legumes nas cores laranja e amarelo, fígado, ovos, leite materno.

Segundo a Coordenadorada Área Técnica de Alimentação e Nutrição, Camila Gomes, a Secretaria de Saúde de Búzios vai divulgar as próximas datas para suplementação de vitamina A nos PSFs da cidade, onde o primeiro bairro a ser visitado pela equipe de nutrição é Capão, no PSF Custódio Alves, no dia 21, próxima sexta-feira, das 8h às 17h.





Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil