Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Projeto Educação Transparente inicia com o tema Alimentação Escolar e Nutrição
RSS
Por Ascom em 30/04/2015

Com o objetivo de apresentar a toda a comunidade escolar, as ações e programas desenvolvidos pela secretaria de Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia, foi lançado na última terça-feira, dia 28, no Cine Teatro Rasa, o projeto “Educação Transparente”.


Como o próprio nome sugere, o projeto nasce com o intuito de oferecer à comunidade em geral, uma verdadeira prestação de contas dos serviços realizados pela secretaria ao longo do ano. A ideia é promover um encontro por mês, abordando sempre um tema de interesse da comunidade escolar.


O primeiro tema abordado, “Alimentação Escolar e Nutrição”, reuniu pais, alunos, diretores, professores e funcionários das escolas e secretaria, além de Conselheiros Tutelares, conselheiros de Alimentação Escolar, Fundeb e representantes da Sepe Lagos.


- Transparência. É nisso que o prefeito acredita, e é isso que nós estamos apresentando. É o nosso momento de mostrar nossos serviços, mostrar a direção que optamos por seguir e a forma que encontramos para realizar – diz a secretária Deise Gonçalves.


Lotando o Cine Teatro Rasa, a comunidade escolar recebeu explicação sobre todo o processo de elaboração dos cardápios, seleção dos alimentos, organização dos estoques, capacitação das merendeiras, higienização dos equipamentos e cozinha, e qualidade da merenda oferecida aos alunos.


Soluções modernas como a Planilha Compartilhada para a Merenda, despertaram a atenção de todos. Criada pela própria equipe da secretaria de Educação, ela permite a organização e controle do estoque de cada escola, de acordo com o padrão de consumo observado em cada unidade escolar, evitando desperdícios e permitindo uma maior variedade de alimentos no cardápio.


Também chamou a atenção dos representantes dos pais, o fato de ser aplicado regularmente, um teste de aceitabilidade dos alunos em relação ao que é servido na merenda, e a realização do diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional de cada estudante, que avaliou o peso e o desenvolvimento de 5.187 alunos.


Presente ao encontro, Derani Romano, avó de uma aluna da creche Laurinda de Souza Conceição, localizada em Cem Braças, agradece a chance de participação e afirma que sente que “agora as coisas realmente começam a funcionar na Educação Municipal. Acompanho sempre a creche, o local é limpo, bem cuidado, as crianças são tratadas com muito carinho”.


O próximo encontro do projeto “Educação Transparente” já está 

marcado. Será no dia 26 de maio, às 9h, com o tema “Educação Integral e Esporte”. A seguir, as demais datas dos encontros e seus respectivos temas:


30 de junho: Educação Inclusiva, CAAPE, e Reforço Escolar

25 de agosto: Desenvolvimento e Incentivo de Práticas Científicas e Tecnológicas

29 de setembro: Incentivo à Leitura, Formação Continuada, e Centro de Idiomas

27 de outubro: Matrícula, Sistema Pró-Educação, RH, e Processo Seletivo

1 de dezembro: Encerramento com apresentação feita pela secretária Deise Gonçalves sobre os temas abordados.

 

 

Fotos: Ronald Pantoja 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil