Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

A hora e a vez do buziano
RSS
Por Ascom Búzios em 26/01/2015
Prefeitura começa a transformar Búzios na Cidade do Cinema

Terceira cidade brasileira a ter uma Film Commission, as outras duas são Rio e São Paulo, Búzios inova mais uma vez no cenário nacional. Com a meta de ser a Cidade do Cinema, ou seja, um local propício à realização de produções, com mão de obra capacitada para atender ao mais variado leque de profissionais necessários à realização de uma produção audiovisual, o município assinou neste sábado, 24, o convênio de cooperação com a Rio Film Comission.

Na abertura do evento, no Cine Bardot, emoção pela conquista de uma parceria que inicia uma nova fase para o buziano. A fase da participação, como destacou o prefeito André.

- Chega de deixar o buziano na beirada, com a sobra. Temos que ocupar o espaço com profissionalismo, participar de igual pra igual. Junto com este convênio que assinamos hoje, e que vai atrair produções, estamos oferecendo curso de formação em cinema para 63 alunos. Queremos formar o buziano e ver nossa comunidade produzindo, interagindo com diretores, atores, figurinistas etc. O Festival de Cinema de Búzios acontece na cidade, mas a cidade realmente não participa muito dele. Vamos mudar isso também. No próximo festival já teremos um curta metragem feito por esta turma – disse.

Responsável por concentrar todo o serviço de suporte às produções audiovisuais interessadas em filmar na cidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda ajudará no acesso a documentos e autorizações especiais, além de oferecer uma diversidade de opções de locações para cenas, lista de empresas de aluguel de equipamentos, veículos, e uma infinidade de itens que possam vir a ser necessários, lista de técnicos, atores, produtores, maquiadores, cinegrafistas e toda sorte de profissionais para o setor, todos moradores de Búzios e região.

- Agradeço muito ao prefeito André, por abraçar as questões sociais e ter a visão do que este convênio pode proporcionar para Búzios e sua gente em termos de geração de emprego e crescimento profissional – completou a secretária Cláudia Carrilho.

Presidente da Rio Film Commission, Steve Solot ministrou uma palestra de apresentação das principais formas de atuação da entidade. Ele traçou um panorama do cinema mundial, destacando a América Latina como o local onde mais cresce a indústria cinematográfica.

- Neste quadro o Brasil merece atenção especial. Atualmente 18% do mercado brasileiro já é ocupado pelo cinema nacional. Isto é excelente, um número muito superior ao de outros países da América Latina. Búzios agora vai participar mais ativamente desta estatística.

Durante o evento, o Coral Infanto Juvenil “Encanta Búzios”, formado por jovens de José Gonçalves e da Rasa, apresentou a bela canção “Somewhere over the rainbow” do filme O Mágico de Oz. Uma bonita homenagem ao cinema, sob a condução do mestre Moisés.

Rio Film Commission - Criado para apoio à produção de conteúdo audiovisual (cinema, programas de TV, documentários, filmes publicitários e web), a Rio Film Commission tem por objetivo atrair filmagens nacionais e internacionais para o estado RJ, através de um atendimento eficiente a produtores, ajudando na solução de questões logísticas, e apresentando uma gama de profissionais para as mais diversas áreas de produção cinematográfica.
 
O convênio assinado com a Prefeitura de Búzios, firma um acordo de cooperação que visa promover a cidade como destino privilegiado para filmagens, o que contribui diretamente para o desenvolvimento econômico e a criação de empregos.

Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil