Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios iniciará construção de creche em Cem Braças
RSS
Por Ascom Búzios em 04/04/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), iniciará, na primeira quinzena de abril, no bairro de Cem Braças, a construção de uma creche escolar, com capacidade para até 120 crianças em tempo integral, na idade de 0 a 4 anos, através do Projeto Proinfância Tipo B. A creche será a primeira do Estado do Rio de Janeiro a ser instalada através do modo inteligente, ou seja, com construção pré-moldadas, que diminui o tempo da obra, que nesse caso tem previsão de cinco meses, para entrega no segundo semestre de 2014.

O Programa Proinfância - Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil - do Governo Federal faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que visa o aprimoramento da infraestrutura escolar no ensino infantil, tanto na construção das escolas, como na implantação de equipamentos e mobiliários adequados na melhoria da qualidade da educação. O programa, além de prestar assistência financeira aos municípios, padroniza e qualifica as unidades escolares de educação infantil da rede pública.

Todos os procedimentos necessários por parte da Prefeitura de Búzios em relação às características do terreno escolhido já foram concluídos: adequação da edificação aos parâmetros ambientais e ao clima regional; avaliação de características do solo; localização da infraestrutura; realização da terraplanagem e topografia; inserção das ordens de sondagem e ligações de água, esgoto e luz. Com isso, nos próximos dias, será realizada a entrega do terreno à construtora que ganhou a licitação na área sudeste, já realizada pelo Governo Federal, através da ata de registro de preço nacional, com tabela de adequação de valores, para o início da instalação da creche.

Para a elaboração e definição do projeto arquitetônico existem alguns parâmetros condicionantes relacionados à orientação da edificação. As escolas de ensino infantil do Tipo B são térreas e possuem cinco blocos distintos, são eles: bloco administrativo; bloco de serviços; bloco multiuso e dois blocos pedagógicos. Os cinco blocos juntamente com o pátio coberto são interligados por circulação coberta e possuem material acústico e térmico e completa acessibilidade para portadores de deficiência. Na área externa estão o playground, o castelo d’água e a área de estacionamento.

O bloco administrativo funcionará a entrada principal da escola, com hall, recepção, secretaria, circulação interna, diretoria, sala de professores, almoxarifado e sanitário masculino e feminino para adultos. No bloco de serviços, a creche terá o espaço para: circulação interna, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, depósito de material de limpeza, vestiário masculino e feminino, despensa, cozinha, buffet, lactário, área de serviço externa.

Os blocos pedagógicos possuirão fraldário, sanitário, atividades, repouso, alimentação, solário, área de atividades. No bloco multiuso, a creche terá sala, dois sanitários infantis, feminino e masculino, dois sanitários para adultos e portadores de necessidades especiais feminino e masculino, sala de apoio à informática, de energia elétrica e de telefonia. Já no pátio coberto, espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etárias, fica localizado o refeitório. Há ainda a área para o playground, espaço não coberto destinado à instalação dos brinquedos infantis, e o castelo d’água, elemento cilíndrico metálico, característico do projeto padrão, que abriga os reservatórios de água.

Segundo o Prefeito de Búzios, as creches são de suma importância para a cidade:

“As mães desse bairro vão ter seus direitos garantidos e a tranquilidade em deixar seus filhos em um local adequado para os primeiros cuidados da infância, garantindo assim seus empregos. Garantir os direitos dos cidadãos é um dos principais compromissos do nosso governo”, disse o Prefeito.

Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil