Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios recolhe cerca de oito mil pneus das ruas?
RSS
Por Ascom em 30/03/2015

O tempo de degradação do pneu é indeterminado e o descarte indevido em rios e lagos, contribuem para o assoreamento e enchentes, além da dificuldade de compactação dos mesmos em aterros e a redução da expectativa de vida. Vale ressaltar que os pneus são criadouros e abrigo para vetores de doenças, como a dengue. 

 

A queima do pneu libera inúmeras substâncias preocupantes e metais pesados. Quando queimado, o pneu pode causar a contaminação do lençol freático pela cinza e fração liquida produzida com esta atividade. As dioxinas produzidas podem causar infecções respiratórias e câncer, enfraquecer o sistema imunológico e a infertilidade.

 

Pensando nisso, a secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios iniciou na última semana o projeto Recicla Pneus, que tem o objetivo de prevenir a degradação ambiental causada por pneus jogados indevidamente em lagos, rios e terrenos baldios.  

 

Foram realizadas cinco coletas na antiga usina de triagem e reciclagem de Baia Formosa. Estes pneus estavam abandonados e são recolhidos constantemente pela secretaria de Serviços Públicos em todas as borracharias. Com a seca das lagoas devido à falta de chuvas neste verão, foi possível a retirada de pneus da margem das lagoas e rios.    

 

A secretaria de Meio Ambiente e Pesca fechou uma parceria com a Associação Reciclanip, que em conjunto, articulou como seria a ação. A Associação fornece o caminhão para coleta e depois os pneus são destinados a uma indústria recicladora de pneus fora da cidade. 

 

O carregamento dos pneus contou com a colaboração dos funcionários da secretaria de Serviços Públicos e internos do CRER-VIP (Centro de Recuperação e Reeducação das Vítimas do Álcool e das Drogas). No inicio das atividades, em dezembro de 2014, até os dias atuais, foram coletados cerca de 8.000 pneus de carros de passeio, veículos de carga, moto e bicicleta. 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil