Secretaria de Saúde realiza Dia D de pesagem do Programa Bolsa Família
Por Ascom Búzios em 28/08/2013
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a um cronograma de atualização da pesagem de beneficiários do programa Bolsa Família. Entre agosto e dezembro, os Postos de Saúde da Família realizarão, em datas distintas, e sempre das 8h às 17h, a atividade denominada “Dia D de Pesagem do Bolsa Família”. No dia 21 de agosto, a ação foi realizada no PSF de José Gonçalves e, nesta quarta-feira, dia 28, no PSF de Baía Formosa.

O objetivo principal da ação é potencializar as atividades de promoção da alimentação saudável, utilizando-se da pesagem semestral e obrigatória do Programa Bolsa Família para desenvolver atividades como prevenção de doenças crônicas, avaliação antropométrica, coleta de dados e atualização de cadastro para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. Além disso, tem como meta estimular os moradores a participarem da etapa do programa que, em caso de não-cumprimento, pode acarretar no cancelamento do benefício.

“Depois de estudarmos como atender melhor a população, percebemos que descentralizar a pesagem poderia aumentar a mobilização em cada localidade, além de realizar a ação em conjunto com a equipe de nutrição. Até o ano passado, quando a pesagem era feita por vários dias e sem prazo, muitos moradores acabavam deixando de procurar uma unidade de saúde. Já com esta ação, em cada PSF, estamos tendo uma resposta muito mais positiva da população. Em José Gonçalves, primeiro local da atividade, tivemos quase 100% de cobertura”, comemorou a Coordenadora de Enfermagem do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Renata Souza, destacando que, para realizar a pesagem, é necessário levar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) – para adultos – e o cartão de vacinação – para as crianças.

Confira, abaixo, o Dia D de pesagem, em cada Posto de Saúde da Família (PSF), para beneficiários do Bolsa Família:

Dia 18 – PSF Brava
Dia 25 – Policlínica Municipal