Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

XC Run reunirá mais de dois mil atletas no próximo sábado, dia 9
RSS
Por Ascom Búzios em 06/11/2013
No próximo sábado, dia 9 de novembro, Búzios recebe mais um grande evento esportivo que promete reunir, no balneário, a partir de sexta-feira, mais de dois mil atletas, oriundos de várias partes do país. Será o XC Run Búzios – também chamada de Maratona Cross Country - que, com um percurso circular de 42 km, contemplará os participantes com um roteiro de belas praias e trilhas, as quais já são consideradas as mais bonitas do Brasil para esportes de aventura.

Incluindo, ainda, uma etapa XC Kids (para crianças de 1 a 12 anos, com percursos de 50 m a 1 km), a competição premiará, com medalhas e troféus, os melhores colocados das categorias feminina, masculina e mista nas modalidades solo (42 km), dupla (2x21 km) e quarteto (4x10,5 km).
Com largada e chegada na Rua das Pedras, a prova é organizada pelos atletas Bernardo Tillmann e Suyanne Lourenço e, na 5ª edição, chega com novidades: “O perfil da prova é família. Quem participa vai para competir e aproveitar o final de semana em Búzios. Incluímos a categoria kids a pedido dos participantes, que queriam incentivar os filhos a praticar esporte”, explicou Suyanne.

A cada ano, a prova atrai mais corredores: o número de inscritos deste ano significa um aumento de 25% em relação a 2012, sendo que as vagas foram esgotadas em julho, em menos de três semanas. O resultado, segundo o Secretário de Esportes de Búzios, Marco Ewbank, é que cerca de R$ 5 milhões sejam injetados na economia local, por conta do evento:

“Acreditamos que a corrida será um sucesso, como tem acontecido com os demais eventos esportivos que Búzios vem sediando desde o início do ano. É fundamental para o turismo e a economia da cidade trazer eventos de qualidade, pois movimenta a indústria hoteleira, os bares e restaurantes. Trazendo as famílias junto, os atletas ainda desfrutam a cidade, em passeios de barco e visitando pontos turísticos”, disse ele. 


Novo percurso

A fim de aprimorar a prova, neste ano, os trechos de asfalto (que já eram poucos) foram substituídos por subidas de paralelepípedo e trilhas single tracks, tornando a competição mais técnica e, durante os 42 km, os atletas passam por todos os tipos de terreno. Os dois trechos de asfalto que foram cortados tinham 1,3km, cada um. O primeiro começava no quilômetro 17, entre as praias de Geribá e Tucuns, e foi substituído por uma subida de paralelepípedos seguida por uma trilha. Já o segundo era a partir do quilômetro 26, que liga o bairro de Zé Gonçalves a uma fazenda, e foi trocado por uma outra trilha no plano.

“O belo percurso da XC Run contorna toda Búzios, tirando o fôlego dos iniciantes aos mais experientes. A prova cresceu. E a principal novidade para essa edição está no percurso, que é praticamente o mesmo das edições anteriores, mas sem asfalto. Agora, as variações de piso são areia fofa e dura, trilha, terra batida e paralelepípedo. Tudo isso, é claro, com muita subida e descida, deixando a altimetria bem variada”, afirmou o carioca Bernardo Tillmann, responsável pela corrida e sócio da assessoria esportiva Tribus Adventures.


Serviço - XC Run Búzios - 5ª Maratona Cross Country de Búzios
Data: Sábado, 9 de Novembro de 2013

Sexta-feira – 8/11
14h às 23h – Retirada de kits (Hotel Pérola Búzios)
20h – Congresso Técnico (Hotel Pérola Búzios)

Sábado - 09/11
7h - Largada dos adultos (Rua das Pedras)
16h - Largada corrida Kids
17h - Cerimônia de Premiação (Rua das Pedras).





Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil