Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Projeto-piloto de categorização dos alimentos: 85% dos estabelecimentos aprovados
RSS
Por Ascom Búzios em 11/06/2014
A cidade de Búzios teve um alto desempenho no projeto piloto de categorização dos serviços de alimentação da ANVISA-MS (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que classifica os estabelecimentos de alimentos de acordo com o grau de risco sanitário destes locais para o período da Copa do Mundo 2014. De acordo com o resultado divulgado pelo órgão regulador, 85% dos restaurantes que participaram da iniciativa no município foram classificados na categoria A. 

O projeto tem o objetivo de avaliar o cumprimento das normas sanitárias em bares, lanchonetes e restaurantes e prestar informação confiável aos clientes sobre a qualidade desses locais. O balneário foi o único do Estado do Rio de Janeiro – além da cidade-sede – a aderir a iniciativa da ANVISA. Nesta semana, os profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária Municipal estão realizando a entrega do selo que será afixado na entrada principal dos 35 participantes. 

“Os estabelecimentos cumpriram todas as exigências e mereceram o excelente desempenho no projeto piloto da ANVISA. A Prefeitura aderiu e demonstrou a responsabilidade que tem com a segurança alimentar dos visitantes e moradores de Búzios. Todos os participantes estão de parabéns”, afirmou a Coordenadora de Vigilância em Saúde da cidade, Adriana Calçada. 

A proposta de categorização dos serviços de alimentação no Brasil é uma iniciativa pioneira da Vigilância Sanitária em articulação com o Ministério da Saúde e é baseada em experiências bem sucedidas de cidades do exterior, tais como Los Angeles, Nova Iorque e Londres. A meta é que o projeto seja desenvolvido por dois anos nas cidades escolhidas, gerando, entre maio e agosto do ano que vem, um resultado final sobre as condições e classificação dos estabelecimentos, segundo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que será amplamente divulgado no hotsite da ANVISA e da Copa do Mundo FIFA 2014.

Das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, 11 aderiram ao projeto de categorização dos serviços de alimentação, sendo estas Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil