Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios realiza Campanha de Combate às Hepatites Virais
RSS
Por Ascom Búzios em 25/07/2014
Nesta segunda-feira, dia 28 de julho, data em se comemora o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, estarão sendo realizados testes rápidos para Hepatites B e C e vacinação contra a Hepatite B, nas ESF (Estratégia de Saúde da Família), Policlínica e na Unidade Móvel Itinerante, que percorrerá as principais vias e praças da cidade. Os testes, que serão oferecidos entre 9h e 16h, têm como público-alvo pessoas acima de 18 anos. O resultado é obtido em quinze minutos e todas as pessoas com teste positivo receberão orientações e serão encaminhadas para acompanhamento com a médica especialista.

A campanha está ligada ao Núcleo de Programas de Saúde- SMS, iniciativa do Programa Municipal de Controle das Hepatites Virais voltada à detecção do vírus das hepatites B e C. O principal objetivo da ação é rastrear a infecção pelo vírus da hepatite promovendo o diagnóstico precoce, fator essencial para o sucesso da terapia, já que o vírus pode permanecer por mais de 20 anos no organismo sem manifestar-se sintomaticamente. 

No Brasil, estimativas mostram que a doença representa a principal causa de transplantes de fígado no país. Mundialmente, mais de 500 milhões de pessoas estão infectadas com os tipos B ou C da doença, um índice dez vezes maior do que o número de portadores do HIV/Aids. Juntas, as hepatites B e C matam aproximadamente um milhão de pessoas por ano.

A doença - De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente três milhões de pessoas têm Hepatite C no Brasil, mas a maioria desconhece. A doença já é a maior responsável por casos de cirrose e transplante hepático no mundo. Os sintomas aparecem somente 20 anos após o contágio.
Com os avanços tecnológicos na medicina, hoje a Hepatite C tem cura e quanto mais rápido o paciente for diagnosticado maiores as chances de bons resultados contra a doença. 

O teste rápido é uma forma de ajudar aqueles que desconhecem serem portadores do HCV (o vírus da Hepatite C). Campanhas como esta fazem parte da política de responsabilidade social da EMTU/SP, que por meio de parcerias, promove eventos culturais, de inclusão social e campanhas ligadas à saúde da população.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil