II Fórum de Educação Afro-Brasileira
Por Ascom em 25/05/2015

A  Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, através da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial,  em parceria com as Secretaria de Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia, promoverá, no dia 27 de maio, no Cine Teatro da Rasa, o II Fórum de Educação Afro.

Essa iniciativa surgiu em conformidade com o Estatuto de Promoção da Igualdade Racial – lei 12.288/10 – e baseada no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que aborda ações para diversos eixos apontados pelo Governo Federal, como, por exemplo: saúde, educação, diversidade cultural, juventude, entre outros, que foram aprovados na II Conferencia Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMUPIR), ocorrida em julho de 2013 e aprovadas juntamente com a sociedade civil.

Com o objetivo de garantir a implementação das leis de N° 10.639 de 9 de janeiro de 2003 e a de N° 11.645/08 nas grades curriculares escolares, entendendo a obrigatoriedade das mesmas e objetivando a valorização da cultura afro brasileira na cidade. A proposta do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, realizado no dia 30 de maio de 2014, no I Fórum de Educação Afro Brasileira de Búzios, é promover a implementação das respectivas leis.

O desafio de aplicar as leis 10.639/03 e 11.645/08 no currículo nos objetiva realizar o II Fórum com a participação dos professores da rede municipal de ensino nas disciplinas de História, Geografia e Filosofia em primeira instância   e membros  da sociedade civil organizada que atuam na área de promoção da igualdade racial, uma vez que promover a igualdade racial é transversalizar as ações afirmativas.

Este grupo estará proporcionando uma atenção específica  aos alunos da rede municipal e particular do município que fará cumprir a lei que institui a obrigatoriedade dos estudos afros brasileiros, africano e indígena em tais unidades.

Programação:

8h às9h – Credenciamento e café

9h30 – Abertura Oficial (Coral Encanta Búzios)

9h50 às 11h – Eixo 1 e Eixo 3 (Mediador Professor Rogério Carvalho)

11h às 12h – Debate

12h às 13h – Almoço

13h às 14h10 – Eixo 2 (Mediador Walter Raimundo)

14h10 às 15h30 – GT de Trabalho (Tema: Avanços e Desafios na Educação Afro Brasileira de Armação dos Búzios)

15h30 – Apresentação e Aprovação de Propostas

16h – Entrega de certificados aos professores indicados

Entrega do material didático aos supervisores escolares

17h – Encerramento (Roda de Jongo – Sá Soraya)