Prefeitura reinicia Campanha de Combate a Venda de Bebidas Alcoólicas a Menores de Idade
Por Ascom Búzios em 20/02/2014
A Prefeitura de Búzios e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)  realizaram na terça-feira, dia 20 de fevereiro, a primeira reunião da Campanha de Combate a Venda de Bebidas Alcoólicas a Menores de Idade de 2014. Participaram do encontro representantes das associações de Hotéis e Comercial, da Guarda Municipal e Polícia Militar, além de coordenadores e secretários municipais.

A campanha tem duas fases: a conscientização do comerciante, para que ele não venda bebidas alcoólicas para menores de idade; e a conscientização dos pais sobre a importância de explicar ao filho os perigos decorrentes do consumo do álcool.

A Coordenadora de Políticas Públicas para Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda e presidente do CMDCA, Tatiara Leon, explicou que para gerar uma estatística de crianças/adolescentes que consomem bebidas alcoólicas na cidade, tem sido feita, em média, duas vezes na semana, uma fiscalização nas ruas, junto aos comerciantes:

“Com essa análise percebemos que, infelizmente, o número de crianças e adolescentes encontrados consumindo álcool é bastante alto. Essas crianças que são encontradas com bebidas, na rua, pelos fiscais do Conselho Tutelar e ou da Guarda Municipal são encaminhadas para a delegacia, onde os pais são chamados para buscá-las. Lá o Conselho conversa com os responsáveis, que assinam um documento comprovando que estão conscientes que seus filhos estavam até tarde na rua e foram pegos consumindo álcool”, explicou ela.

Já existe, no Plano Municipal de Ação da Coordenadoria da Criança e Adolescente, a criação da “Escola de Pais”, que será um grupo de orientação para que os pais recebam informações sobre o Estatuto da Criança e Adolescente, para que possam entender como funciona, o que o adolescente pode ou não fazer, além de fornecer orientação em relação ao horário que eles podem ou não estar na rua e como os pais podem responder judicialmente pela falta de cuidado com estes adolescente.

A reunião foi o primeiro passo para a campanha. As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e do CMDCA estão realizando passeatas onde serão distribuídos panfletos e será dada a orientação sobre importância da participação de todos na campanha. A primeira passeata aconteceu no mesmo dia da reunião e passou pelo centro da cidade. Ontem, 19, o bairro de Cem Braças recebeu a equipe e na próxima quarta-feira, 26 de fevereiro, a Rasa receberá a mobilização a partir das 15h. Além disso, será feita uma blitz no dia 27 de fevereiro, às 10h, em frente ao DPO da cidade. Neste último dia, as ações de conscientização serão direcionadas para os motoristas que estiverem passando no local.