Cine Teatro Rasa é inaugurado em noite de emoção e glamour
Por Ascom Búzios em 29/11/2013
Foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 28, a inauguração do Cine Teatro Rasa, que tem o objetivo de se tornar um novo espaço para lazer e fomento da cultura nacional, com acesso a sessões de cinema e apresentações teatrais, a baixo custo. O espaço foi construído pela Prefeitura, em parceria com a concessionária Prolagos.

A noite de estréia da casa contou com a presença de diversas autoridades municipais, personalidades artísticas da cidade e atores convidados para o evento, como os globais Nanda Costa e Maurício Mattar. Os convidados foram contemplados, ainda, com performances de dança e teatro de jovens atores e com a exibição do filme “Gonzaga – De Pai para Filho”, de Breno Silveira.

Descerrada a placa de inauguração do Cine Teatro, os presentes foram conduzidos para o interior da casa, cuja estrutura conta com 119 poltronas de couro - sendo quatro destinadas a pessoas com mobilidade reduzida - tratamento acústico, iluminação cênica, tela de cinema de 8 metros x 3,40 metros, dois camarins completos, palco com boca de cena de 10 metros e coxias, acessibilidade, ar-condicionado de 240 mil BTUs e projetor de 35 mm. Em seu discurso de agradecimento, o Prefeito André Granado, emocionado, disse estar realizado por poder oferecer cultura e lazer acessíveis a toda a população:

“Estar, hoje, aqui, inaugurando este cine teatro, é a realização de mais um sonho para a Rasa e, também, para todo o município. Tivemos dificuldades, mas fomos vencendo, com muita garra e com foco. A população estava desacreditada mas, com os primeiros resultados, estamos conseguindo confirmar a palavra que mais peço aos moradores: confiança. O Cine Teatro veio trazer cultura, conhecimento e oportunidades para os jovens, pois, além da exibição de filmes e peças de teatro, abriremos cursos e oficinas, em breve”, disse ele.

"Este evento marca um momento histórico para a Rasa e para Búzios. No início do governo, o Prefeito disse: 'vamos levar cultura para o povo'. E, hoje, estamos aqui, concretizando parte deste projeto, com apoio da Prolagos, que acolheu nossa vontade e nos ajudou a entregar este espaço magnífico para a população de Búzios", afirmou o Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Alexandre Raulino.

Para o presidente da Prolagos, Carlos Roma, Búzios ganhou um presente que resultará em mais conhecimento e lazer para a toda a população:

“Nós, da Prolagos, estamos muito felizes em colaborar com este projeto que foi feito com tanto carinho. Esperamos que moradores e visitantes possam usufruir de ótimos momentos de lazer neste novo espaço”, disse ele.

Muito à vontade, a atriz Nanda Costa agradeceu o convite para participar deste marco histórico em Búzios e destacou a importância de se construir mais cinemas nas cidades do interior do Estado:

“Eu sou natural de Paraty e, quando eu era pequena, não tinha cinema na minha cidade. Minha avó me levou, uma vez, a São Paulo, e fui lá que eu conheci o que era cinema. O que eu quero dizer é o quanto é bom ter um cinema na sua própria cidade, sem precisar viajar, para ter acesso a filmes. Aqui, ainda será melhor ainda, pois ainda haverá peças teatrais. Esta iniciativa é linda e deveria ser um exemplo para muitas cidades”, afirmou a atriz.

Festival - O novo espaço cultural de Búzios está incluído na programação do 19º Búzios Cine Festival, que começou na quarta-feira, dia 27, e se estende até o dia 1º de dezembro, com uma programação diversificada.

A programação no Cine Teatro Rasa é a seguinte:

Dia 29/11 (sexta-feira)

9h – As Aventuras de Tadeu (livre)

14h – Jack: o caçador de gigantes (12 anos)

20h – O Segredo dos Seus Olhos (16 anos)

Dia 30/11 (sábado)

17h – Sammy – A Grande Fuga (livre)

Dia 1º/12 (domingo)

17h – Gonzaga – De Pai para Filho (12 anos)