Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Projeto Coleta de Óleo é implantado em escolas de Búzios
RSS
Por Ascom em 24/03/2015

No mundo todo o óleo de cozinha é descartado de uma forma errada e irresponsável. Podendo acarretar em prejuízos para o meio ambiente. Os resíduos despejados nos ralos das pias podem atrair alguns animais peçonhentos e corroer a rede de esgoto.


Pensando neste contexto, a Prefeitura de Búzios criou um projeto de cooperação de coleta de óleo de cozinha nas escolas da rede pública. O projeto teve inicio em setembro de 2014 e tem como objetivo destinar corretamente o óleo das cozinhas das escolas e das casas dos estudantes, além de uma educação ambiental voltada para a destinação correta do resíduo.


A intenção é incentivar as escolas e alunos a realizarem a coleta do óleo. A secretaria de Meio Ambiente e Pesca premia as escolas com o valor de R$ 2,00 e uma muda de árvore por cada litro de óleo recolhido na unidade escolar.


A secretaria de Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia ficou responsável pela divulgação do Projeto Coleta de Óleo nas escolas e também pelo agendamento dos dias de coletas. O transporte do material recolhido ficou por conta dos funcionários da secretaria de Meio Ambiente, além da entrega das mudas das plantas.


Os litros de óleo retirados das escolas são destinados a uma cooperativa que envia o material à reciclagem. Este será reutilizado na produção de sabão e de fontes alternativas de energia, como o biodiesel.


As mudas de plantas doadas são todas do horto municipal e são escolhidas aleatoriamente. Todas as espécies são nativas da região. As mudas são: araçá, ingá, sibipiruna, ingá loro, saboneteira, pau pomba, capororoca, ipê verde, ipê rosa, jacaré, ipê amarelo, pau Brasil e pau ferro.


Foram recolhidos, em 20 escolas municipais, um total de 365 litros de óleo. A Escola Emígdio Gonçalves Coutinho, com 227 litros, foi a que mais arrecadou, conseguindo um total de R$ 454,00.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil