Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Consulado Itinerante atende argentinos da Região
RSS
Por Ascom em 16/07/2015

O Consulado Argentino está em Búzios até o dia 17 de julho, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda com o programa “Consulado Itinerante”, em parceria com a Prefeitura da Cidade.  


O objetivo do serviço é agilizar a obtenção de documentos, tais como certificados para regularizar residência pelo Acordo Mercosul, pedidos de antecedentes criminais, justificativas de ausência do país durante as eleições, confirmação de nacionalidade para filhos de argentinos nascidos no Brasil, retirada do RNE (Registro Nacional de Estrangeiro), certificados de supervivência, entre outros serviços. 



Há 1677 argentinos com endereço declarado na Região dos Lagos, mas estima-se que esse número representa só um terço da quantidade real, pois muitos chegam ao Brasil com o visto de residente temporário tramitado previamente nos Consulados do Brasil na Argentina, e desse modo, não precisam se registrar no Consulado da Argentina.



É importante ressaltar que para ordenar o atendimento, 50 interessados marcaram previamente turnos para os trâmites mais complexos. No caso de consultas, retiro de Documento Nacional de Identidade e Passaportes, e Certidões de Sobrevivência, o atendimento é sem marcação, feito por ordem de chegada, sempre dando prioridade as pessoas idosas, com crianças de colo e com necessidades especiais. Segundo a Consulesa argentina, María Elia Mussini, “as pessoas estão saindo muito satisfeitas com o atendimento dado”.



O Consulado Itinerante atende das 10h às 17h, na Travessa dos Pescadores, n° 111 – Centro. Para mais informações sobre o serviço: (21) 3850-8150 ou pelo e-mail consulares_crioj@mrecic.gov.ar.

 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil