Prefeitura de Búzios realiza I Mostra Curta Escolar
Por Ascom Búzios em 22/07/2014
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Educação, realiza a I Mostra Curta Escolar, com o tema “Armação dos Búzios, sob todos os olhares”. A mostra abriu suas inscrições na segunda-feira, dia 28 de julho.

Em busca de atender à crescente demanda por trabalhos que exercitem a capacidade criativa na arte audiovisual dos estudantes, a Prefeitura utiliza o projeto para canalizar estes interesses, incentivando a produção, a troca de experiências e de conhecimentos entre os participantes, que poderão se inscrever com equipes formadas por alunos e professores do município, que produziram vídeos tendo como tema a cidade de Búzios.

Interessados devem comparecer, até o dia 12 de setembro, à sede do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação (CEPEDE), localizada à Avenida dos Desportistas, quadra 7, lote 4, no bairro São José, tendo em mãos um DVD com o trabalho que deseja inscrever, o nome do filme indicado na frente do box de proteção e na própria mídia, uma cópia da ficha de inscrição totalmente preenchida e assinada pelo professor responsável e cópias das autorizações de uso de imagem de todos os participantes do curta. A ficha de inscrição e as fichas de autorização de uso de imagem estarão disponíveis nas escolas do município e no CEPEDE. Participantes que desejarem se inscrever em mais de um curta devem apresentar o material em DVDs diferentes e indicar, na capa ou contracapa do box de proteção, os dois títulos que ali estão contidos.

Categorias

Todos os estudantes da Rede Pública Municipal, a partir do 1° segmento do Ensino Fundamental, poderão participar, com filmes gravados em qualquer formato de vídeo, que tenham duração máxima de vinte minutos (incluindo os créditos), que usem a cidade de Búzios como temática e que tenham sido produzidos no corrente ano (2014).

Além dessas características gerais, a competição se divide em quatro categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Filmito de Animação. Os filmes da primeira categoria devem ser produzidos por equipes formadas por alunos e professores do 1º ao 5º ano, e devem seguir o gênero ficção. As categorias Fundamental II e Médio podem optar pela produção de filmes de ficção ou documentário; a primeira com inscrições para grupos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; e a segunda para equipes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

A quarta categoria - Filmito de Animação - permite a inscrição de participantes de qualquer segmento da Rede Pública Municipal que poderão inscrever animações de, no máximo, 01(um) minuto. Assim como as categorias já citadas, as animações devem ter sido produzidas no ano de 2014, e devem ter como tema a cidade de Búzios.

Premiação

Os curtas serão exibidos nos dias 17, 18 e 19 de novembro, no Cine Teatro da Rasa. O público julgará as exibições, e a que tiver maior aprovação da platéia receberá uma premiação simbólica, em cada categoria e gênero. Após a exibição ao público, a comissão julgadora premiará os vencedores por categoria.