Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Mutirão de limpeza em João Fernandes
RSS
Por Ascom em 19/08/2015

Em meio à correria do dia a dia tem gente que se preocupa com o meio ambiente. Nessa quarta-feira, dia 19, na praia de João Fernandes, voluntários, bombeiros e funcionários participaram do “Nossa Praia Sempre Limpa”. O evento que acontece todo ano, está na sua sexta edição, e visa a conscientização da comunidade buziana, além de turistas e visitantes, sobre a importância da qualidade ambiental da areia e do mar.

 

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca disponibilizou funcionários para auxiliar na limpeza e na conscientização ambiental, além de um barco de apoio para coletar o material recolhido no fundo do mar. Salva-Vidas mergulharam para efetuar a limpeza do fundo do mar no Parque dos Corais. A coleta dos rejeitos e o material reciclável foi coletado pela Cooperativa de Catadores, COCARE.

 

A COCARE desempenhou um papel fundamental na limpeza, dando destino ao lixo encontrado. Ivan Vasconcelos, representante da cooperativa no local, acredita que “junto com o que as pessoas chamam de lixo há muito material reciclável, como cadeiras, algumas coisas de ferro, latinhas, plásticos, e a COCARE fica responsável em dar destino correto a eles, podendo ser reutilizados”, disse.

 

Outro parceiro importante para a realização do “Nossa Praia Sempre Limpa” foi o Hotel La Plage, que disponibilizou funcionários para ajudar na ação. Além da parceria, o hotel desempenha um papel importante na conscientização e preservação do meio ambiente. Cerca de 70% do lixo do hotel é reutilizado, há uma redução na coleta de lixo, coleta seletiva, horta orgânica para a refeição dos funcionários e um ciclo de palestras sobre o tema, são realizados durante o ano.

 

Marcos Moreno, gerente do hotel, vê uma importância muito grande nessas ações em prol do meio ambiente “a importância é você manter um dos maiores atrativos (praias) de Búzios da forma que ele é. Você não denegrindo a praia, não sujando a praia, você está contribuindo para que a cidade continue sendo ponto turístico, gerando renda, trazendo as pessoas para cá”, afirmou.

 

Nos dois anos anteriores foram recolhidos cerca de 500 kg de resíduos do mar, das ruas em torno da praia, da areia e da vegetação. Destes 500 kg a COCARE conseguiu reciclar 80%, um número significativo. Nesse ano, espera-se um número parecido. Até o momento, o maior volume de lixo é formado por garrafas, guimbas de cigarro, canudos e latinhas. Mas objetos não comuns nas praias também aparecem em meio ao lixo, surpreendendo os catadores, como: antena de TV e pedaços de colchão. 

 

Fotos: Lucas D'Assumpção


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil