Vagas para todos
Por Ascom em 23/02/2015

A secretaria de Educação, Esporte, Ciência e Tecnologia agradece aos pais e responsáveis, pela preferência em matricular seus filhos, estudantes do Ensino Médio, na Escola Municipal Paulo Freire. Como todos sabem, o Ensino Médio é uma obrigação do estado.

Em Búzios, o governo municipal mantém a EM Paulo Freire por entender a importância em incentivar o jovem e facilitar ao máximo o acesso de todos à escola, dividindo esta tarefa com o INEFI – Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves, também do município, e com a Escola Estadual João de Oliveira Botas.

Todos os alunos que se matricularam no Ensino Médio oferecido pelo município de Búzios, obtiveram a sua vaga em um dos três turnos; manhã, tarde ou noite da EM Paulo Freire (ao todo são 932 vagas), ou no turno da noite oferecido pelo INEFI (com 176 vagas).

Desde o dia 12 de fevereiro, estão disponíveis para todos os alunos que se matricularam no Ensino Médio, as listas com as turmas formadas e o turno em que cada aluno deve estudar. De acordo com a secretaria de Educação, o critério para preenchimento das turmas levou em conta três fatores: o fator idade, ou seja, alunos mais novos estudam nos horários da manhã e tarde e alunos mais velhos à noite (sendo que alunos que já estudavam e repetiram de ano permanecem no mesmo turno em que estavam, mesmo que sejam mais velhos que os alunos que estão ingressando agora); o fator saúde, alunos que sofrem de alguma doença crônica ou necessitam medicação especial foram direcionados para os horários da manhã e tarde; e por fim o fator endereço, que direcionou para o INEFI os alunos residentes na Rasa.

Graças ao projeto de Correção de Fluxo implantado pela Prefeitura, Búzios atingiu seu maior índice de aprovação de alunos do 9°ano. 84% dos alunos foram aprovados, e ingressam agora no Ensino Médio aumentando a demanda. Isso levou o município a abrir mais vagas, dividindo os alunos nos três turnos para que todos pudessem ser atendidos.

Da mesma forma, a Escola Estadual João de Oliveira Botas também abriu mais vagas, e informa que ainda dispõe de 90 vagas para o turno da tarde.

A secretaria de Educação aproveita a oportunidade para informar que deu preferência a colocar alunos residentes na Rasa para estudar no INEFI, que está localizado no bairro, uma vez que não será mais tolerado atrasos na chegada para o primeiro tempo, como também não será mais permitida a saída de estudantes antes do último tempo de aula. Até o ano passado, era comum alunos se atrasarem alegando dificuldade de transporte.