Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

3° Fórum de Prevenção do Uso de Drogas e Orientação Sexual acontece em Búzios
RSS
Por ASCOM em 08/04/2015

Representantes da Saúde de Búzios se reuniram, nesta quarta-feira, dia 08, com os alunos do Colégio Estadual João de Oliveira Botas para promover discussões pertinentes sobre questões que envolvem drogas e sexualidade na adolescência.


Cerca de 100 jovens, entre 16 e 19 anos, puderam fazer perguntas aos profissionais da Saúde. Papeis foram distribuídos previamente para os alunos que não quiseram expor suas dúvidas perante aos colegas. Ao longo das respostas, outras questões foram surgindo, transformando o encontro em um debate aberto.


Questões como homossexualismo, uso adequado dos preservativos femininos e masculinos, relação sexual na gravidez, masturbação, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras, foram respondidas pelos profissionais. O uso de drogas, álcool e remédios controlados, que podem causar dependência, também foram assuntos pautados no 3º Fórum de Prevenção do Uso de Drogas e Orientação Sexual.


Segundo Eduardo Gomes, coordenador da Saúde Mental, a proposta do Fórum é ter um discurso aberto com esses jovens. “A ideia é que nós, os profissionais da Saúde, possamos ajudá-los a esclarecer diversas dúvidas. Falar de assuntos que muitas das vezes não são tratados em casa”, explica.


Para a Terapeuta Ocupacional do NASF e especialista em Saúde Mental, Júnia Prosdocini, esta ação é de extrema importância. “Com este Fórum queremos criar jovens multiplicadores de informações e aproximá-lo da rede municipal de Saúde. É importante que eles saibam que se tiverem alguma dúvida ou precisando de uma assistência, é só ir até o posto do bairro mais próximo”, disse.


O aluno Jonathan Andrade, 19 anos, afirma que para eles, os jovens, esse Fórum enriquece o conhecimento que eles já têm sobre essas questões. “Hoje o acesso a essas informações são mais fáceis, mas acabamos aprendendo sobre esses temas na internet ou na TV, portanto, é muito importante ter esse diálogo aberto com os profissionais também”, afirma.


No final do Fórum, houve uma distribuição dos preservativos e demonstração de como usá-los adequadamente.

 

O 3º Fórum de Prevenção do Uso de Drogas e Orientação Sexual é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o Colégio Estadual João de Oliveira Botas e teve a participação dos seguintes profissionais: Eduardo Gomes (Saúde Mental); Denise Marinho (Enfermeira chefe dos Programas DST/HIV/AIDS/Hepatites Viras/ Hanseníase/ Tuberculose); Júnia Prosdocini (Especialista em Saúde Mental e Terapeuta Ocupacional do NASF/Búzios – Núcleo de Apoio à Saúde da Família); Patrícia Rabelo (Assistente Social); Sheila Saidon (Psiquiatra Infantil).


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil