Búzios promove a Semana Municipal Quilombola
Por Ascom em 12/03/2015

A cidade de Armação dos Búzios possui, no bairro da Rasa, uma área quilombola reconhecida pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e pela Fundação Palmares, em 2005. Já os quilombolas de Baía Formosa obtiveram reconhecimento dos órgãos no ano de 2011.

Esses locais reúnem moradores descendentes de escravos que mantiveram vivas as tradições culturais africanas que se originaram dos negros da antiga Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. A localização da fazenda era favorecida pela proximidade dos portos clandestinos da Baía Formosa, em Búzios, com as propriedades rurais de Cabo Frio.

Com o objetivo de consolidar o marco da política federal e promover a igualdade racial, a Prefeitura de Búzios, através da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, instituiu com a Lei Nº 1021 (de 10 de setembro de 2014), o Dia Municipal do Quilombola em  16 de março.

Portanto, para a próxima semana, o município apresenta sua programação para garantir a identidade cultural afro-brasileira e os direitos sociais de todos.

Confira a programação completa:

Dia 16/03 – Participação da secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Carrilho e da coordenadora de Promoção de Igualdade Social, Sirlei Souza, no programa de televisão " Raízes", às 19h;

Dia 17/03-  Apresentação do vídeo " Búzios Conta sua História", às 17h;

Local: OAB - Búzios ;

Dia 18/03 – Atividade Áudio Visual “Nossa Gente, Nossa História”, das 14h às 21h;

Local: Cine Teatro Rasa

Participação das unidades  escolares  locais, às 14h;

Abertura Oficial com apresentações culturais, às 18h;

Dia 20/03 - Atividades na Creche Bárbara White, às 14h30.

Durante a Semana Municipal Quilombola, as Escolas da Rede Municipal de Ensino estarão realizando diversas atividades que podem ser acompanhadas através da página da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios no facebook.