Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Produzindo filmes, estudantes debatem o tema Gravidez na Adolescência
RSS
Por Ascom em 14/05/2015

Com o objetivo de mobilizar a comunidade buziana, e conscientizar sobre a contracepção para reduzir os altos índices de gravidez não planejada, a Prefeitura de Búzios em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizam a segunda edição da "Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência".

 

Apostando em uma nova linguagem para atingir os jovens de maneira direta, também sensibilizando-os a agirem como multiplicadores, nasceu a ideia dos alunos da rede municipal produzirem filmes sobre o tema. Com roteiro e produção realizados pelos próprios estudantes, quatro histórias foram filmadas e editadas por alunos da Escola Municipal Paulo Freire, Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, e do Inefi – Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves.


Abordando a responsabilidade das meninas e meninos e os problemas enfrentados, os filmes têm duração aproximada de 7 minutos e foram lançados com grande aceitação do público, nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, no Cine Teatro Rasa e no Cine Bardot, respectivamente.

 

Com presença maciça de estudantes, representantes do CMDCA, secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e comunidade escolar, os filmes surpreenderam pela qualidade e força da mensagem, roteiros e produção geral.

 

- Ter um bebê na minha idade é um grande desafio. Eu engravidei com 17 anos, e meu namorado tem 18. Agora moramos juntos e nossa filha Bruna já está com sete meses. A gente tem que trabalhar e estudar e cuidar dela. No início tive vergonha de meus colegas, mas com o apoio de meus pais e amigos consegui superar isso e não abandonei a escola, mas não é fácil – nos conta Gabrielle Luiza, adolescente que participou de um dos filmes relatando sua história pessoal. Ela foi para o lançamento dos filmes com a filha Bruna nos braços.

 

Dados da secretaria de Saúde de Búzios apontam que nos últimos três meses, 26 adolescentes entre 12 e 18 anos de idade, ficaram grávidas.

 

Os filmes serão periodicamente apresentados pelos próprios alunos em todas as unidades educacionais de Búzios, fomentando debates sobre o tema, dando continuidade à campanha nas escolas.

 


Fotos: 


58:  Representantes da secretaria de Educação, do CMDCA, secretaria de Desenvolvimento Social e estudantes. Com a bebê no colo, a adolescente Gabrielle, que participou de um dos filmes produzidos pelos alunos


59: Márcia, coordenadora de Ciências, Marcina e Clóvis do CMDCA, Tatiara presidente do CMDCA e representante da secretaria de Desenvolvimento Social, e Danielly, diretora do INEFI


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil