Maurício de Sousa abre oficialmente a I Feira Literária de Búzios
Por Ascom Búzios em 14/11/2013
Realizada na Praça Santos Dumont, no Centro da cidade, a I Feira Literária de Búzios foi aberta, oficialmente, na tarde desta quinta-feira, dia 14, com a presença de um dos cartunistas mais famosos do país, o criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras, Maurício de Sousa. O artista encantou um público repleto de crianças e adultos que reviveram a infância durante a palestra. A abertura contou, ainda, com a presença do Prefeito André Granado, secretários municipais e vereadores.

“Nossa primeira feira literária está começando com o pé direito e grande repercussão entre estudantes, moradores e visitantes. É com muita felicidade que recebemos nossos participantes que vieram nos trazer conhecimento e cultura. Neste primeiro dia, é uma honra receber o idealizador da Turma da Mônica”, afirmou o Prefeito.

Comemorando 50 anos de carreira, Maurício de Sousa tem a marca de um milhão de livros vendidos, anualmente:

“Termos Maurício de Sousa na abertura da nossa feira é um passo essencial na consolidação de uma cidade leitora, etapa que começa com a valorização da leitura e, principalmente, do acesso à mesma, como estamos vendo neste evento”, disse o Secretário, Cláudio Mendonça.

O cartunista interagiu com o público e desenhou, um a um, os famosos personagens que vêm encantando gerações fãs de histórias em quadrinhos. Durante o bate-papo, Maurício de Sousa despertou a atenção das crianças, demonstrando a evolução dos desenhos ao longo da carreira e contando histórias, e explicou sua motivação na hora de criar suas histórias:

“Quem lê vale mais, quem lê se torna uma pessoa mais preparada para a vida. Por isso, leiam o quanto puderem e deixem a imaginação fluir. O segredo do sucesso da Turma da Mônica é que todo mundo conhece alguém que lembra a Mônica, o Cebolinha, a Magali”, disse ele, complementando:

“Estou vendo um monte de crianças aqui e já estou tendo novas idéias. É muito fácil se sentir motivado e criativo se inspirando nas crianças, pois elas são transparentes, criativas e leves. Observando uma criança no dia a dia, dá para escrever muitas histórias”, completou Maurício de Sousa.

A I Feira Literária segue até domingo, dia 17, com uma programação variada, que inclui contação de histórias, sarau com música, poesia e manifestações artísticas, lançamento de livros e a presença de convidados renomados. Com estandes abertos ao público, das 12h às 22h, na Praça Santos Dumont, a feira objetiva ser um marco na cultura de Búzios, resgatando programações de qualidade e reacendendo o gosto por eventos em moradores e visitantes do balneário.

PROGRAMAÇÃO I Feira Literária de Búzios – 2013

15 de novembro – sexta-feira

14h  –    “Puxada de Rede” (apresentação de arte local).

14h30 - Apresentação da Banda dos alunos do Colégio Municipal Paulo Freire
15h -    Palestra “Entre Micos e Tatus, o valor da educação ambiental”, com Arnaldo Niskier (jornalista, professor, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras), seguida do Lançamento do livro “Histórias para Crianças” e com sessão de autógrafos.

16h30 – Palestra “O Vento na Literatura Infantil”, com Carlos Nejar (escritor e membro da Academia Brasileira de Letras).

18h - Palestra “O que é legal no Aprendiz Legal”, com professor Paulo Pimenta (CIEE-Rio).

19h - Bate-papo sobre o ensino da literatura com a Escritora Eliane Ganem - Sorteio de livros. (local: Praça Santos Dumont) / (Público-alvo: professores, educadores, alunos e demais interessados).

19h às 21h - Sarau com música, poesia e manifestações artísticas (local: Praça Santos Dumont).

16 de novembro – sábado

14h –    Apresentação de Jongo (apresentação de arte local).

14h -    Apresentação sobre o “Ensino da Língua Espanhola” e lançamento de livro, com José Luis Sánchez. (local: Praça Santos Dumont).
15h -     Palestra “Um Poema de Jorge Luis Borges" com o Secretário de Educação de Búzios, Cláudio Mendonça (local: Praça Santos Dumont).

16h –     Debate “Educação para o Trânsito” com Faruk El Khatib (programa de educação para o trânsito denominado “Se essa rua fosse minha”) e Deputado Hugo Leal (autor da Lei Seca) / (local: Praça Santos Dumont).

17h -     Palestra e Lançamento com sessão de Autógrafos do Livro “Crack” com Rosa Amanda Strausz (local: Praça Santos Dumont).

18h –     Recital ALAB - Academia de Artes e Letras Buziana (local: Praça Santos Dumont).

17 de novembro – domingo

11h -    Apresentação do escritor Cláudio Aragão sobre o tema "História da Seleção Brasileira em Cordel” (local: Praça Santos Dumont).

12h -    Cerimônia Oficial de encerramento da I Feira do livro de Búzios

13h -    Contadores de histórias