Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Búzios encena a Ressurreição de Cristo
RSS
Por Ascom Búzios em 16/04/2014
Na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, Búzios será palco da tradicional encenação da Via Sacra. O evento religioso, que retrata a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, está marcado para começar às 18h, na Praça Santos Dumont, Centro da cidade. 

Aberta à população em geral, a encenação será realizada por cerca de 150 atores, moradores da cidade e integrantes da comunidade católica local. O trajeto começa na Praça Santos Dumont, seguindo em procissão pela Orla Bardot, e chegando à Igreja de Sant’Anna, na Praia dos Ossos, local onde a encenação será encerrada.

Paixão de Cristo - A Via Crucis ("caminho da cruz") é a definição do trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da via-sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mental e fisicamente, a caminhada de Jesus, carregando a cruz, até o monte Calvário, meditando, assim, sobre o significado espiritual da Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações, passos ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI. 

Esta reflexão é baseada em quatorze estações ou etapas, em que cada uma apresenta uma cena da Paixão, iniciando com a condenação de Jesus à morte e culminando com a sua ressurreição. 

Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil