Agentes do Cadastur realizam ação toda quarta-feira em Búzios
Por Ascom Búzios em 21/05/2014
Com o objetivo de garantir a qualidade do turismo e a valorização dos serviços turísticos, a Prefeitura de Búzios, em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, vem realizando, todas às quartas-feiras, das 9h às 17h, o cadastramento de prestadores de serviços turísticos da região junto ao Ministério do Turismo.

Além do cadastramento, a equipe da Secretaria de Estado responsável pelo Cadastur tira dúvidas e auxilia os profissionais e empresas turísticas a se regularizarem junto ao Órgão Federal. O atendimento acontece na Central de Informações Turísticas, localizada na Travessa dos Pescadores, 151, em frente à Praça Santos Dumont, no Centro da cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, ter o registro no Cadastur é obrigatório, e extremamente essencial para o setor turístico. “Os órgãos emissores das autorizações para o desempenho no setor exigem Cadastur e o profissional que não tem o registro, muitas vezes, fica impedido de trabalhar por não conseguir as permissões necessárias para exercer a função”, explicou ele.

O registro no Cadastur é gratuito e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Disponibiliza, também, o acesso às linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.

O cadastro é obrigatórios para as agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

Os documentos necessários para se cadastrar são: CNPJ, alvará, contrato social, e o formulário, que se encontra no site www.cadastur.turismo.gov.br, prenchido. Vale lembrar que o cadastro tem validade de 2 anos, sendo necessária a renovação, gratuita, após o término.