Semana quilombola é comemorada com estudantes e ações em prol da identidade cultural afro-brasileira
Por Ascom Búzios em 27/03/2015

Primeira cidade brasileira a criar o Dia Municipal do Quilombola, instituído em 16 de março, Búzios comemorou a data com muita informação e ação junto à rede pública de ensino.

Com o objetivo de consolidar e promover a igualdade racial, a Prefeitura de Búzios, através da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, elaborou com os estudantes uma semana inteira de dedicação ao tema quilombola.

Na programação, ações em prol da identidade cultural afro-brasileira e os direitos sociais de todos, com apresentações de documentários no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEF), oficinas e dinâmicas na creche Bárbara White e visita à matriarca quilombola da cidade, Dona Eva Maria de Oliveira Conceição.

A cidade de Armação dos Búzios possui, no bairro da Rasa, uma área quilombola reconhecida pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e pela Fundação Palmares, em 2005. Já os quilombolas de Baía Formosa obtiveram reconhecimento dos órgãos no ano de 2011.

Esses locais reúnem moradores descendentes de escravos que mantiveram vivas as tradições culturais africanas que se originaram dos negros da antiga Fazenda Campos Novos, em Cabo Frio. A localização da fazenda era favorecida pela proximidade dos portos clandestinos da Baía Formosa, em Búzios.