Unidade Básica de Saúde (UBS) será implantada em Vila Verde
Por Ascom Búzios em 23/08/2013
A cidade de Búzios ganhará uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que já começa a ser construída no bairro Vila Verde. Resultado de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura, a unidade abrangerá três localidades – Vila Verde, Boa Vista e Cruzeiro – com atendimentos básicos e gratuitos em diversas especialidades médicas, tais como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais e fornecimento de medicação básica.

Já foram iniciadas as obras para construção da unidade, com serviços de pavimentação, asfaltamento e construção de calçadas e meio-fio, incluindo o entorno da área onde será instalada a UBS. Ao todo, a nova unidade comportará equipes capacitadas para atendimentos em Posto de Saúde da Família e equipes odontológicas. A meta principal da UBS será servir como suporte ao trabalho desenvolvido nos PSFs, melhorando a qualidade nos atendimentos e absorvendo em até 80% os problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

A instalação da UBS está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com demais secretarias. De acordo com o Coordenador de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Claudir Soeiro, os Postos de Saúde da Família e as UBS são a porta de entrada preferencial do Sistema Único da Saúde (SUS):

“Os Postos de Saúde da Família são o primeiro atendimento para os moradores, por isso dizemos que é a porta de entrada do sistema único de saúde. O atendimento no posto é que ordena a saúde do município, pois é a partir deste primeiro passo que podemos direcionar os pacientes para hospital e demais unidades”, afirmou ele.

Com equipamentos modernos e estrutura mais ampla, a UBS poderá fornecer tratamento diferenciado aos moradores de Búzios que, hoje, contam com uma rede de PSFs composta por nove prédios e 12 equipes que dão suporte a diversas especialidades, contabilizando, atualmente, uma média de 3,5 mil atendimentos por mês.

Em Vila Verde, também foi iniciado o asfaltamento de toda a localidade, dando prosseguimento a uma parceria firmada anteriormente. A meta é finalizar as ruas que ainda não tinham sido contempladas e que estão incluídas no projeto “Somando Forças”, do Governo Federal. O programa consiste no repasse de recursos do Governo Estadual para a realização de obras de infraestrutura nos municípios. A verba é especialmente destinada a projetos de saneamento, dragagem, construção de creches e escolas, iluminação, asfaltamento de ruas e revitalização em geral.