Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Búzios adota sistema pioneiro de gerenciamento escolar
RSS
Por Ascom em 27/01/2015

Um grande salto para a Educação de Búzios. Esta é a forma que os profissionais da Educação definem a implantação do sistema on line de gerenciamento escolar, adotado este ano pela Prefeitura de Búzios.
 
Desenvolvido pela Pró Educação, o sistema chega a cidade como um presente. Búzios foi escolhido para ser o primeiro município do Brasil a receber este sistema, e através de um termo de cooperação assinado pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Esporte, poderá utilizá-lo sem custo algum, pelos próximos dois anos.
 
Criado com o objetivo de integrar todo o trabalho realizado pelas escolas, promovendo o gerenciamento das mais diversas informações que compõem o universo escolar, o Pró Educação registra e cruza dados como frequência de alunos e professores, notas obtidas em provas e trabalhos de classe, boletins, quadro de horários dos profissionais nas unidades escolares, rendimento de cada aluno, desempenho pedagógico, entre outros itens.
- O sistema convida a escola a trabalhar nele, oferecendo ferramentas que cruzam informações. Ele é fácil de ser operado, e os funcionários receberam treinamento. A tecnologia é de extrema importância no momento atual e era o que nos faltava, porque pessoal, bons funcionários, gente realmente envolvida com o sucesso dos alunos, a gente já tem. Agora começamos a ter também a parte tecnológica. As escolas já contam com internet, computadores e impressoras. Infraestrutura para o bom funcionamento das escolas é prioridade deste governo – destaca a secretária de Educação, Deise Gonçalves.

A reserva de matrícula para esse ano já pôde ser feita pelos pais através do sistema (acessado de qualquer localidade via internet, pelo endereço: www.proeducacao.com.br), como também todas as matrículas dos cerca de 8 mil alunos, nas 20 unidades escolares do município, encerradas no último dia 23.
De acordo com Marcos Pimentel, gerente de Matrículas e Informação da secretaria de Educação, o sistema é sucesso e contribui para a troca de dados entre a secretaria e as escolas em tempo real. Durante o período de matrícula, por exemplo, foi possível acompanhar diretamente o preenchimento das vagas, o que facilita todo o trabalho e imprime velocidade na tomada de decisões para resolver qualquer problema.

Mais uma vantagem do sistema é a sua base de dados, que se encontra na mesma formatação do Governo Federal, utilizada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Isso gera acesso a um mesmo banco de informações de cada estudante, através da identidade única do aluno, o ID.
O sucesso do Pró Educação adotado pela Prefeitura de 


Búzios está trazendo nesta quarta-feira, dia 28 de janeiro, às 11h, no CEPED, o secretário de Educação de Manaus, Humberto Michilles. Ele chega para conhecer de perto as facilidades oferecidas pelo sistema e a forma como trabalha a secretaria municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Esporte.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil