Prefeitura fará entrega dos cartões Renda Melhor e Renda Melhor Jovem
Por Ascom Búzios em 12/09/2013
No dia 19 de setembro, às 9h, o Prefeito de Búzios, André Granado, recebe representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro para a entrega dos cartões das famílias beneficiadas com o “Programa Renda melhor” e “Renda Melhor Jovem”. A cerimônia será realizada no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI). No mesmo dia, das 9h às 15h, será promovida mais uma edição do “Búzios, Ação e Cidadania”, evento que oferecerá, dentre outros serviços, a emissão de documentos, tais como carteira de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito.

Em Búzios, 519 famílias já vêm sendo beneficiadas com o Renda Melhor e, a partir do ano que vem, 79 jovens passarão a receber o benefício do Renda Melhor Jovem. Segundo explicou a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Búzios, Claudia Carrilho, nesta primeira etapa, o projeto contemplará alunos do Ensino Médio estadual: “Temos hoje, no município, somente a Escola Estadual Oliveira Botas. Estamos buscando alternativas, através do diálogo com o Governador Sérgio Cabral e o Secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, para que o programa abranja também a rede municipal e possamos aumentar os beneficiários. É importante lembrar que o jovem só poderá sacar o valor acumulado ao longo dos anos caso conclua o ensino médio”, explicou ela.

Para o Prefeito André Granado, os principais resultados esperados pelo Programa ‘Renda Melhor Jovem’ são incentivar a permanência do jovem na escola e contribuir para o aumento das taxas de aprovação e conclusão do ensino médio.

“O jovem inscrito no programa agora, em 2013, receberá um benefício, em 2014, como prêmio por aprovação em cada ano do ensino médio e terá direito a sacar até 30% do valor recebido anualmente. Estou muito feliz com o fechamento dessa parceria”, afirmou ele.

Saiba mais – O Programa Renda Melhor, elaborado pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, é parte integrante do Plano de Erradicação da Pobreza Extrema no Rio de Janeiro e tem como objetivo assistir, com benefício financeiro, as famílias que são integrantes do Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Além do benefício mensal do Renda Melhor, o plano de erradicação da pobreza extrema do Estado do Rio de Janeiro inclui também o Programa Renda Melhor Jovem, que oferecerá incentivo financeiro para que o jovem se mantenha no fluxo regular de ensino e conclua o Ensino Médio.

O Renda Melhor Jovem é uma poupança-escola anual, destinada aos jovens integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor e o Cartão Família Carioca, que tenham se matriculado na Rede Regular de Ensino Médio Estadual com menos de 18 anos. Os valores são depositados em conta poupança no Banco do Brasil e o jovem pode sacar até 30% do benefício anualmente. O saldo total, corrigido ao longo dos anos, só pode ser sacado após a conclusão do Ensino Médio.

Mais do que incentivar a permanência do jovem na escola, o Renda Melhor Jovem busca contribuir para a redução da repetência e da defasagem idade-série, melhorando os índices de qualidade do aprendizado e estimulando a conclusão do Ensino Médio. Só no ano passado, mais de quatro mil jovens foram incluídos no programa. Para este ano, a previsão é de que o programa passe a atender cerca de 20 mil jovens. Até 2013, a estimativa é de que o Renda Melhor Jovem chegue a atender mais de 50 mil jovens.