Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios lança obra de implantação de rede separadora de esgoto na Lagoa de Geribá
RSS
Por Ascom Búzios em 07/03/2014
A Prefeitura de Búzios, junto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com a Concessionária Prolagos, fará o lançamento no próximo sábado, dia 8 de março, da obra de implantação da rede separadora de esgoto da Lagoa de Geribá, com solenidade às 14h, na Rua São Paulo com Rua Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do Prefeito de Búzios, André Granado e autoridades locais, além do Governador Sérgio Cabral e do Vice-governador, Luiz Fernando Pezão, do Secretário de Meio Ambiente do estado, Índio da Costa e do presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.

A obra tem investimento de R$ 5,2 milhões nesta etapa, atendendo cerca de 800 famílias e de 3.200 moradores da cidade, através do recurso do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e da Lei estadual nº 6460/13. Com previsão de início para o dia 10 de março, próxima segunda-feira, e de oito meses de duração, a obra também atende a uma antiga reivindicação da população, que terá com o novo sistema a blindagem da Lagoa de Geribá do lançamento de esgoto que ocorre na época de chuvas, beneficiando também a Praia de Manguinhos.

A primeira fase do Programa de Recuperação da Lagoa de Geribá e da Praia de Manguinhos consiste na implantação de 5,8 quilômetros de rede separadora de esgoto no entorno da margem da Lagoa de Geribá e da instalação de duas estações elevatórias, com casas de bomba de esgoto, que irão transportar o resíduo até a Estação de Tratamento (ETE), em São José.

Nos próximos três anos, o convênio firmado entre a cidade de Búzios, o Governo do Estado do Rio e a Prolagos, trarão mais investimentos para a cidade, através de 45 quilômetros de novas redes separadoras de esgoto. Essa segunda fase beneficiará 12 bairros da cidade, como: João Fernandes, Ossos, Forno, Vila Caranga, Tartaruga, Portal da Ferradura, Ferradura, Alto de Búzios, Geribá, Bosque de Geribá, Manguinhos e Baía Formosa.

Além da nova rede exclusiva de coleta de esgoto, também será ampliada e aperfeiçoada a Estação de Tratamento de Esgoto de São José, que receberá o sistema wetland no pós-tratamento dos efluentes da ETE. Esse sistema utiliza plantas que absorvem nutrientes do esgoto tratado sem a utilização de produtos químicos, elevando a qualidade do tratamento ao nível terciário, o mais avançado em termos de tratamento de esgoto. O efluente que resulta deste processo deixará de ser lançado no Canal da Marina e será destinada ao Canal da Malhada.

Com isso, a parceria estabelecida entre as três esferas irá trazer para Búzios um investimento total de R$ 42,7 milhões até 2016, que inclui ainda a implantação de outro sistema wetland na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança em Cabo Frio, influenciando diretamente na melhoria da qualidade da água do Rio Una. 

Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil