Prefeitura de Búzios lança obra de implantação de rede separadora de esgoto na Lagoa de Geribá
Por Ascom Búzios em 07/03/2014
A Prefeitura de Búzios, junto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e em parceria com a Concessionária Prolagos, fará o lançamento no próximo sábado, dia 8 de março, da obra de implantação da rede separadora de esgoto da Lagoa de Geribá, com solenidade às 14h, na Rua São Paulo com Rua Rio de Janeiro. O evento contará com a presença do Prefeito de Búzios, André Granado e autoridades locais, além do Governador Sérgio Cabral e do Vice-governador, Luiz Fernando Pezão, do Secretário de Meio Ambiente do estado, Índio da Costa e do presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr.

A obra tem investimento de R$ 5,2 milhões nesta etapa, atendendo cerca de 800 famílias e de 3.200 moradores da cidade, através do recurso do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM) e da Lei estadual nº 6460/13. Com previsão de início para o dia 10 de março, próxima segunda-feira, e de oito meses de duração, a obra também atende a uma antiga reivindicação da população, que terá com o novo sistema a blindagem da Lagoa de Geribá do lançamento de esgoto que ocorre na época de chuvas, beneficiando também a Praia de Manguinhos.

A primeira fase do Programa de Recuperação da Lagoa de Geribá e da Praia de Manguinhos consiste na implantação de 5,8 quilômetros de rede separadora de esgoto no entorno da margem da Lagoa de Geribá e da instalação de duas estações elevatórias, com casas de bomba de esgoto, que irão transportar o resíduo até a Estação de Tratamento (ETE), em São José.

Nos próximos três anos, o convênio firmado entre a cidade de Búzios, o Governo do Estado do Rio e a Prolagos, trarão mais investimentos para a cidade, através de 45 quilômetros de novas redes separadoras de esgoto. Essa segunda fase beneficiará 12 bairros da cidade, como: João Fernandes, Ossos, Forno, Vila Caranga, Tartaruga, Portal da Ferradura, Ferradura, Alto de Búzios, Geribá, Bosque de Geribá, Manguinhos e Baía Formosa.

Além da nova rede exclusiva de coleta de esgoto, também será ampliada e aperfeiçoada a Estação de Tratamento de Esgoto de São José, que receberá o sistema wetland no pós-tratamento dos efluentes da ETE. Esse sistema utiliza plantas que absorvem nutrientes do esgoto tratado sem a utilização de produtos químicos, elevando a qualidade do tratamento ao nível terciário, o mais avançado em termos de tratamento de esgoto. O efluente que resulta deste processo deixará de ser lançado no Canal da Marina e será destinada ao Canal da Malhada.

Com isso, a parceria estabelecida entre as três esferas irá trazer para Búzios um investimento total de R$ 42,7 milhões até 2016, que inclui ainda a implantação de outro sistema wetland na Estação de Tratamento de Esgoto do Jardim Esperança em Cabo Frio, influenciando diretamente na melhoria da qualidade da água do Rio Una.