Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura de Búzios inaugura a 1°Academia da Melhor Idade em São José
RSS
Por Ascom Búzios em 24/09/2013
Com a presença de representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Prefeito de Armação dos Búzios, André Granado, inaugura nesta quinta-feira, dia 26 de setembro, na Praça de São José, a "Academia Da Melhor Idade". O evento, marcado para às 16h, inaugura mais uma ação em prol de um envelhecimento saudável e melhoria na qualidade de vida no município de Búzios.

“Como médico, sei o quanto a população ganhará em melhoria das condições de vida caso haja um trabalho voltado para um envelhecimento saudável. Buscaremos com o Governo do Estado mais apoio para que outros bairros sejam também beneficiados com o projeto”, afirmou o Prefeito de Búzios.

Segundo a Secretária Claudia Carrilho, dentro do plano de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, está incluída, ainda, a inauguração, no mês que vem, do  Centro de Convivência do Idoso, em Manguinhos, que objetiva proporcionar um espaço agradável com uma equipe multidisciplinar para o trabalho. “Estou muito feliz por  estar iniciando três grandes projetos da Assistência. No primeiro ano de gestão, já conseguimos caminhar rumo à implantação do CEAM, da Academia Da Melhor Idade e  do Centro de Convivência do Idoso", disse ela.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV). Criada pelo Decreto 44.019/13, a pasta é a instância do Governo Estadual voltada para a elaboração, o desenvolvimento e a implementação de políticas públicas específicas para a população da terceira idade. Por meio do desenvolvimento integrado de ações de natureza e iniciativa pública e da sociedade civil organizada, a Secretaria busca atender aos preceitos da Lei que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/94) e do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Em diálogo com o município, no início do ano, o Secretário de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Marcus Vinicius, comprometeu-se a incluir em sua lista de atendimento o município de Armação dos Búzios. “Visito Búzios desde a minha infância e tenho muito carinho por esta cidade. O balneário será contemplado pelo cronograma de implementação de academias voltadas exclusivamente para a Melhor Idade”, disse ele.

Centro de Convivência do Idoso – A Prefeitura de Búzios inaugura, em outubro, o Centro de Convivência do Idoso que objetiva se tornar um espaço com instalações adequadas e atividades exclusivas para a terceira idade. O centro abrigará até 500 idosos, atendendo quase o dobro do número de idosos cadastrados, hoje, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda do município.

De acordo com a Secretária Claudia Carrilho, o espaço contará com inúmeras oficinas e atividades esportivas para a elevação da qualidade de vida da terceira idade dos buzianos:

“Este centro é uma prioridade do Prefeito André Granado, pois os idosos nunca tiveram uma atenção devida em nossa cidade. Eles, hoje, fazem hidroginástica na APAE, de forma improvisada. Fomos, então, conhecer outros modelos de Centro de Convivência e a  ideia é oferecer um espaço que trabalhe o corpo e a mente, com atividades como hidroginástica, arteterapia, aulas de dança, informática, aulas de ginástica, alongamento. Também vamos oferecer passeios mensais e palestras motivacionais, já que vemos muito idosos, hoje, deprimidos, sentindo-se solitários e que precisam de apoio para ver a vida, novamente, com alegria e otimismo”, disse a Secretária.



Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil