Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Búzios terá 1ª Olimpíada Down no dia 14 de dezembro
RSS
Por Ascom Búzios em 10/12/2013
A cidade de Búzios receberá no dia 14 de dezembro, às 9h30, a 1ª Olimpíada Down, que acontecerá no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), na Rasa. O evento, que será realizado pela Prefeitura Municipal, por meio de da Secretaria de Esporte e Lazer, e em parceria com a APAE Búzios, tem como principal objetivo a inclusão sócio-esportiva de pessoas portadoras de Síndrome de Down, auxiliando na socialização, melhora do equilíbrio emocional e a prevenção de doenças congênitas que venham a atingir os indivíduos com necessidades especiais. 

O evento, que conta, ainda, com o apoio da Federação das APAEs do Estado (FEAPAES – RJ), do Movimento Down e da Empresa Furnas, terá premiação com a entrega de troféus e medalhas para os vencedores e participantes. A festa de encerramento será no mesmo dia, às 19h30, no ginásio do INEFI. Participarão do evento a APAE Búzios, as APAEs da Região dos Lagos e a APAE Rio e cada uma das entidades levará 25 atletas que participarão das modalidades de dança, natação, chute a gol e arremesso de peso.

A síndrome de Down é uma alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais no par 21. Esta modificação afeta o desenvolvimento do indivíduo, determinando algumas características físicas e cognitivas. A síndrome, porém, não é uma doença, pois não pode ser modificada por meio de intervenção cirúrgica ou qualquer tipo de tratamento.

Estudos mostram que pessoas com deficiência, de maneira especial os portadores desta síndrome, têm tendência natural a uma compulsão alimentar que pode levá-los a se tornarem pessoas sedentárias, desenvolvendo problemas como obesidade, diabetes, colesterol e triglicérides altos, hipertensão e doenças cardíacas. Em função disso, especialistas afirmam que é essencial que exista, desde a infância, um incentivo para que os portadores da síndrome pratiquem regularmente uma atividade física.

As mais indicadas são a caminhada, a corrida, a natação, andar de bicicleta e a dança. Porém, outras atividades podem ser feitas, se a pessoa considerar como algo saudável, para o bem estar físico e principalmente cognitivo. Além de evitar o sedentarismo, a prática de exercícios ajuda a melhorar a auto-estima, o equilíbrio emocional e o desenvolvimento das funções psíquicas nos portadores da Síndrome de Down.










Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil