Alunos participam de avaliação de português e matemática
Por em 23/09/2015
Alunos do 5º e 9º ano da rede municipal de ensino de Búzios estão participando de uma avaliação institucional que traz questões de Português e Matemática, o SAERJINHO, durante toda esta quarta-feira, dia 23.

O SAERJINHO é um programa de avaliação diagnóstica do processo Ensino Aprendizagem realizado nas unidades escolares de educação básica, sendo uma das ações que integram o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Rio de Janeiro – SAERJ.

No sentido de fortalecer a prática pedagógica dos professores, acompanhando mais de perto a evolução do processo ensino-aprendizagem, foram criadas estas avaliações bimestrais com a finalidade de se obter de forma rápida o caminhar deste processo e propiciar intervenções tanto de reforço na aprendizagem como de capacitação dos docentes. Para isso, são feitas avaliações bimestrais cujos resultados serão fornecidos através de um sistema online que possibilita rapidez na obtenção de dados diagnósticos com o objetivo de identificar necessidades imediatas de intervenção pedagógica. Seus relatórios fornecerão informações sobre a evolução da aprendizagem dos alunos, a produtividade das atividades curriculares e a qualidade do trabalho escolar. Sua função é diagnóstico-formativa.

O SAERJINHO também serve como treinamento para o Enem, para o vestibular e para entrevistas de emprego. São provas que medem habilidades e competências. Medem, por exemplo, o raciocínio lógico de um aluno e a interpretação de textos. O SAERJINHO contribuiu para que todos alcancem as metas.