Prefeitura e EMATER firmam parceria para desenvolvimento da agricultura familiar
Por Ascom Búzios em 11/10/2013
A partir de agora, os agricultores da cidade de Búzios receberão auxílio para preparar a terra e realizar o cultivo dos produtos no município. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RJ) acaba de ceder maquinários, que incluem patrols, tratores,  caminhões e retroescavadeiras, que serão utilizados diretamente na agricultura familiar, e também para utilização na terraplanagem de estradas, a fim de facilitar o escoamento da produção. A entrega do maquinário foi realizada nesta quarta-feira, dia 9, no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), com a presença de representantes da EMATER, autoridades municipais, imprensa e agricultores buzianos.

“As máquinas vão atuar de imediato. Búzios tem um grande mercado consumidor e aqui podem ser consumidos produtos de agroindústria, como geléias, queijos finos, e a própria floricultura que tem nesta cidade um perfil bom para este mercado. Hoje, selamos esta parceria, assinando um convênio com a Prefeitura para que as coisas comecem a acontecer em Búzios”, afirmou a Presidente da EMATER, Stella Romanos.

Segundo o cronograma municipal, o trabalho será iniciado nas localidades de Vila Verde, Baía Formosa e José Gonçalves. Ao todo, foram cedidas seis máquinas ao município, como resultado de parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o Coordenador Municipal de Pesca e Agricultura, Alan Costa, a cessão do material faz parte de um projeto de estruturação da agricultura familiar em Búzios. Além da previsão de instalação de um posto avançado da EMATER, será realizado um censo rural para identificar o perfil dos agricultores e quantificar a produção, de forma que se possa, ainda, enumerar os principais desafios e características da atividade rural em Búzios.

“Nosso principal objetivo é ser um suporte às famílias que vivem da produção agrícola, como os agricultores e feirantes. A concessão destas máquinas pelo Governo do Estado é essencial para que possamos auxiliar o crescimento da agricultura familiar no município. Recebemos algumas máquinas que farão o trabalho de arar a terra e outras específicas para abertura de estradas e trabalho de terraplanagem, com o objetivo de criar rotas para escoamento da produção”, explicou o coordenador.

Censo rural - Na terça-feira, dia 8, a Prefeitura de Búzios e a EMATER realizaram um curso de qualificação direcionado a trabalhadores que comercializam produtos agrícolas no município. Promovido no CRAS da Rasa, o curso buscou ensinar métodos de exposição dos produtos; montagem da estrutura; cuidados na manipulação de alimentos e armazenamento correto das matérias primas, dentre outros temas. Ao todo, participaram da capacitação 50 agricultores, os quais foram os primeiros trabalhadores cadastrados no censo rural.

Presente à entrega do maquinário no INEFI, o agricultor e morador de Vila Verde, Eraldo Francisco da Silva, de 37 anos, disse estar motivado com o auxílio que terá da Prefeitura a partir de agora. Segundo ele, as novas máquinas devem ajudar a mudar a realidade econômica do município:

“Participei do curso e tive boas idéias a partir do que ouvi lá. Nós, agricultores, nunca tivemos qualquer ajuda da Prefeitura e estamos todos surpresos e felizes em sermos vistos agora. Estávamos precisando destes caminhões e tratores porque temos muitas terras produtivas em Búzios, mas não tínhamos máquinas. O local mais perto para conseguir era em Campos Novos, mas nunca recebemos nada, pois a lista de espera era enorme”, disse ele.