Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Grupamento de Guarda-Vidas de Búzios comemora 12 anos de existência
RSS
Por Ascom Búzios em 22/08/2013
No último dia 31 de julho, o Grupamento de Guarda-Vidas Municipal de Búzios completou 12 anos de existência. O aniversário foi comemorado no dia 14 de agosto, com um churrasco de confraternização para a corporação e familiares. Também como parte da celebração, o grupamento recebeu a doação de novos equipamentos, incluindo um veículo e pranchões para o trabalho de salvamento nas 23 praias do município. Futuramente, os guarda-vidas serão contemplados, ainda, com a construção de mais dois postos, além dos três que já existem na Praia de Geribá.

Com a marca positiva de 8.327 salvamentos – sendo 950 somente neste ano - a corporação foi, recentemente, homenageada pelo serviço prestado à população. Na ocasião, foi destacada a atuação rápida do efetivo que comemora zero óbitos este ano. Atualmente, com 60 guarda-vidas de prontidão – incluindo duas mulheres no grupo –, a corporação passou por um período de dificuldade no final do ano, segundo afirmou o comandante Bruno de Oliveira:

“No final de dezembro, precisamos da ajuda de voluntários para fazer nosso trabalho nas praias do município. Assim que a eleição acabou, muitos guarda-vidas foram demitidos e ficamos com um efetivo muito reduzido. Sofremos para dar conta de tanto trabalho na época em que mais somos solicitados, que é a alta temporada”, disse ele, destacando que, já em janeiro, novos guarda-vidas foram contratados e o trabalho de salvamento foi, aos poucos, retomado. Outro ganho, revelou ele, foi o conserto de um jet ski que estava sem uso há dois anos: “É um equipamento fundamental para o trabalho no mar, mas que foi deixado de lado por muito tempo”, disse ele.

Além do jet ski, a corporação foi presenteada com novos equipamentos. Duas empresas doaram cinco pranchões e nadadeiras (pés de pato) personalizadas, contendo o brasão da Guarda-Vida, e um empresário doou um bugre, de forma que seja usado nos trabalhos de ronda do grupamento. Outra novidade, que poderá ser vista por moradores e visitantes da cidade, será a colocação de blindex em dois postos da Praia de Geribá, de forma a aumentar a segurança e conforto dos guarda-vidas no local, além da inauguração de mais dois postos na Praia de Tucuns que concentra boa parte dos salvamentos devido ao mar agitado.

Para o Secretário de Ordem Pública, os elogios à corporação fortalecem o trabalho intenso de resgate do respeito e da confiança da guarda buziana:
“Eu acompanhei o trabalho dos guarda-vidas, do início ao fim, e sempre frisamos, durante todo o treinamento para a formação desta equipe, que a credibilidade da sociedade em nós tinha ficado para trás, tendo em vista diversas falhas de gestões anteriores. Agora, estamos reconquistando a confiança e o crédito pelo nosso trabalho”, afirmou ele.






Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil