Prefeitura de Búzios inaugura o Portal do Aluno
Por Ascom Búzios em 12/09/2013
A Prefeitura de Búzios inaugurou na tarde de quarta-feira, dia 11, o Portal do Aluno, uma ferramenta tecnológica que dá transparência à situação escolar de todos os estudantes da rede municipal de ensino, permitindo, dentre outros serviços, que pais e responsáveis acompanhem o rendimento dos alunos, por meio do acesso às notas e freqüência, e até o quadro de horários dos professores, sendo possível visualizar se há horários vagos na grade escolar dos alunos. Na ocasião, foi realizada, ainda, a assinatura do Plano de Gestão das unidades escolares pendentes e entregue o cheque da verba escolar aos representantes das unidades que já haviam assinado o documento.

Estiveram presentes à solenidade, realizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação (CEDEPE), o Prefeito André Granado; o Secretário de Educação, Claudio Mendonça; a Secretária Adjunta de Educação, Deise Gonçalves de Jesus; o Controlador-geral, Jurandir Lemos; o Secretário de Ciência e Tecnologia, Rafael Fontenelles, e o Coordenador de Comunicação, Beto Jordão, dentre outros presentes.

A iniciativa do portal do aluno faz parte da estratégia do governo municipal de oferecer à população acesso direto às ações municipais. A ferramenta está inserida no sistema e-Cidade implantado no município em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro no projeto “Municípios Eficientes”. Não tem custo ao município por fazer parte da filosofia de software livre.

O Portal do Aluno proporciona acesso ao desenvolvimento pedagógico do aluno através de um boletim digital. Para acesso, é necessário  ao usuário ter um login e uma senha que serão fornecidos aos alunos, pais ou responsáveis na secretaria da escola onde estuda. A privacidade sobre as informações de cada estudante é mantida com o acesso restrito às páginas individuais de cada aluno, sendo um sistema distinto das redes sociais, onde as informações individuais são visualizadas por todos os usuários da rede.

O portal é alimentado a partir do banco de dados da Secretaria de Educação com os dados inseridos pelas Unidades Escolares, possibilitando, assim, a legitimação das informações de acordo com a situação real de cada estudante. Na página individual de cada aluno, é possível visualizar, dentre outras informações, nome, endereço, idade, nº de matrícula, de faltas e presenças, documento de identidade e, ainda, informações básicas sobre pais ou responsáveis.

Segundo o Prefeito André Granado, a ferramenta vem reforçar a meta de garantir ensino de qualidade e uma gestão transparente, que permite que a população participe ativamente de todos os projetos implementados no município:

“Em muitos lugares, vemos as pessoas colocando toda a responsabilidade da educação na escola, esquecendo-se de que os pais têm grande responsabilidade neste processo. Com o portal do aluno, os pais ou responsáveis terão este papel fundamental de monitorar como está o aluno, quais as suas deficiências e ajudar a escola a corrigir o que for necessário”, afirmou ele, destacando uma novidade para alunos da rede municipal de ensino: em breve, uma escolinha de slackline que funciona na Praia de Geribá disponibilizará fitas exclusivas para os alunos da rede pública. A prática poderá ser feita aos finais de semana e objetiva oferecer mais uma atividade de lazer aos jovens buzianos, ocupando o tempo ocioso com atividades saudáveis:

“Temos buscado, constantemente, alternativas culturais e esportivas para que nossos jovens, antes marginalizados e entregues às drogas, possam conhecer uma nova realidade. Já temos parceria com escolas de surf, de circo, de música e, agora, com esta prática esportiva que virou moda entre os adolescentes”, explicou o Prefeito.