Prefeitura inaugura CineTeatro de Búzios nesta terça-feira
Por Ascom Búzios em 22/11/2013
A partir desta terça-feira, dia 26, moradores e visitantes da cidade de Búzios terão um novo espaço cultural, onde diversos espetáculos poderão ser vistos a preços populares. Construído na antiga capela do Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves (INEFI), o Cine-teatro da Rasa tem a proposta de exibir cerca de 40 filmes brasileiros por ano, privilegiando a cultura nacional e oferecendo momentos de lazer e diversão para toda a família.

O novo espaço é muito aguardado por moradores e, principalmente, estudantes que terão a oportunidade de entrar em contato com uma produção cinematográfica diversificada e peças de teatro de renome, com baixo custo. Segundo o Prefeito André Granado, o Cine TeatroRasa no INEFI vem a ser mais um projeto para levar cultura e entretenimento para a Rasa:

“Este será um local para lazer e, principalmente, conhecimento e cultura para toda a população buziana, principalmente para os moradores da Rasa e bairros próximos. Estamos construindo este cine-teatro para que o lazer vá até os moradores e, também, para que o INEFI possa, cada vez mais, ser símbolo de utilidade pública com qualidade”, afirmou o Prefeito.

O espaço estará incluído, ainda, na programação do 19º Búzios Cine Festival, a ser realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. A estreia do novo cinema contará com a exibição do filme “Gonzaga – De Pai para Filho”, de Breno Silveira, grande premiado pela Academia de Cinema Brasileiro deste ano.

Todo o planejamento e as obras para construção do espaço tiveram patrocínio da Prefeitura de Búzios e da Concessionária de Água e Esgoto Prolagos. Com 119 poltronas de couro, sendo quatro destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, a estrutura do cine-teatro inclui, dentre outros itens, tratamento acústico, iluminação cênica, tela de cinema de 8 metros x 3,40 metros, dois camarins completos, palco com boca de cena de 10 metros e coxias, acessibilidade, ar-condicionado de 240 mil BTUs e projetor de 35 mm.

Além da participação do festival de cinema, o cine-teatro terá um calendário de peças teatrais, espetáculos e exibição de filmes cujos ingressos serão fixados entre R$ 4,00 e R$ 2,00. No local, também funcionarão oficinas de teatro, dança, coral de música e outras, a fim de contribuir para o desenvolvimento da sensibilidade artística da população.

19° Búzios Cine Festival terá a presença de atores globais convidados

Na próxima semana, Búzios viverá uma grande festa cinematográfica. Além da inauguração do Cine-teatro da Rasa, a cidade recebe, entre 27 de novembro e 1º de dezembro, o 19º Búzios Cine Festival, que contará com a presença de atores renomados do cenário da cultura nacional.

Sede oficial do festival, o Gran Cine Bardot exibirá uma programação composta por grandes títulos em pré-estreia para o Brasil, muitos deles premiados internacionalmente. A Praça Santos Dumont apresentará uma seleção de filmes populares de grande repercussão  no circuito nacional. Este ano, além da Santos Dumont, também haverá sessões ao ar livre no bairro Cem Braças e exibição de filmes no cine-teatro recém-inaugurado da cidade.

A sessão de abertura do Búzios Cine Festival acontecerá no dia 27 de novembro, com a exibição, para convidados, de “Coração de Leão”, de Marcos Carnevale. O filme abriu o Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva e terá uma exibição aberta ao público no sábado.

Segundo os organizadores, nas sessões realizadas no Gran Cine Bardot, o público deverá retirar os ingressos 30 minutos antes da abertura. No cinema da praça Santos Dumont serão exibidos filmes populares para o público ao ar livre, promovendo o encontro da população e dos turistas em noites de muito cinema e diversão. No Cine Teatro da Rasa, a programação é voltada para as escolas de Búzios, onde os alunos terão a oportunidade de assistir a uma seleção de importantes filmes dos últimos anos, como “O Segredo dos Seus Olhos”, de Juan José Campanella, filme argentino vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Segundo os diretores Mario José Paz e Vilma Lustosa, é um prazer organizar o Búzios Cine Festival, levando uma seleção cinematográfica gratuita para o público da cidade: “Sentimo-nos muito estimulados pela criação de um novo espaço cultural aberto na cidade, que se junta ao Festival, para oferecer uma programação de qualidade aos espectadores, reunindo a maior parte da indústria de cinema do Brasil”, declararam eles, referindo-se ao cine-teatro da Rasa.