Prefeitura e Conselho da Criança e Adolescente iniciam ações para Plano Municipal 2014
Por Divulgação em 15/08/2013
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, e o Conselho Municipal da Criança e Adolescente (CMDCA) deram início, no último dia 15, aos encontros com a comunidade que serão realizados com o objetivo de obter sugestões para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes de 2014.

A primeira reunião, realizada na APAE de Búzios, contou com representantes da Secretaria de Esporte e Lazer, da Coordenação de Políticas Públicas para Criança e Adolescente, de profissionais e assistidos da instituição, e teve como pauta principal a discussão de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes especiais.

Logo no início do encontro, a Secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Claudia Carrilho, e a Coordenadora da Criança e Adolescente, Tatiara Leon, aproveitaram para ressaltar a importância de ouvir profissionais, assistidos e comunidade, a fim de que se desenvolva uma política pública eficaz para o setor. “Precisamos envolver todas as secretarias para um trabalho em que as famílias não sejam excluídas dos direitos básicos de qualquer cidadão. Para isso, viemos aqui para falar pouco e ouvir muito”, disse a Secretária.

Já os profissionais da entidade destacaram a necessidade de um trabalho em rede, promovido pelo Poder Público, com a finalidade de atender as crianças e os adolescentes especiais em todo o município. Para o representante da APAE, Ezequiel Simas, que é portador de deficiência física, é preciso, ainda, que a cidade seja estruturalmente planejada para acessibilidade.

“Hoje, temos muita dificuldade de movimentação na cidade. Não há rampas de acessos e banheiro público com portas largas. Fazer estas mudanças faz parte da política de inclusão, pois também somos cidadãos e queremos participar da vida da cidade”, afirmou ele.

A segunda reunião para elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes de 2014 aconteceu também no dia 15, no Centro Esportivo de Cem Braças, às 17h. No dia 20, às 15h, o encontro foi no PSF de Baía Formosa; no dia 21, às 17h, na Associação de Moradores de Vila Verde, e no dia 22, às 17h, na Escola José Bento Ribeiro Dantas. Os encontros foram realizados em locais e horários distintos a fim de que participantes de várias localidades do município tivessem a oportunidade de comparecer e sugerir projetos.