Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeito entrega certificados do curso de formação para Marinheiro Auxiliar de Convés
RSS
Por Vanessa Campos em 09/08/2013
A Prefeitura de Búzios, em parceria com o Instituto Atlantis de Preservação Ambiental e a Marinha do Brasil, realizou na manhã desta terça-feira, dia 6, no Cine Bardot, a cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso de formação de aquaviários, realizado em julho. Na ocasião, foram entregues as carteiras de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC) aos 26 concluintes do curso oferecido na unidade móvel da Plataforma Educativa Repsol Sinpec, estacionada em frente à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, nos últimos dois meses.

O curso para obtenção da carteira de MAC teve duração de duas semanas e consistiu na habilitação de profissionais que desejam trabalhar em embarcações de até 300 AB, na Navegação Interior – como auxiliares dos condutores - e, após um ano embarcados, estarão aptos a conduzir embarcações de até 10 AB.

Estiveram presentes ao evento o Prefeito de Búzios, André Granado; o Vice e Secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, João Paulo Rodrigues; o presidente do Instituto Atlantis, Leandro Guerise; a gerente de Relações da Repsol, Gabriela Simões, o Coordenador de Projetos da Secretaria de Meio Ambiente, Jose Eduardo Carvalho, e o representante da Capitania dos Portos, o Capitão-Tenente João Guilherme Dantas Mendes, dentre outras autoridades municipais. Logo após a execução do hino nacional, houve a entrega dos certificados aos alunos que agradeceram a oportunidade inédita oferecida no município. Única mulher no curso e eleita representante da turma, Yasmin Gonçalves da Silva disse que a capacitação é resultado dos bons ventos que sopram em Búzios:

“Trabalho com Turismo e há muito tempo vínhamos necessitando de cursos como este. Acredito que seja apenas o primeiro passo para muitos outros cursos que receberemos em nossa cidade”, disse a nova marinheira que também se destacou como primeiro lugar em desempenho no curso de aquaviários.

Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, grande parte dos alunos já recebeu proposta de emprego antes mesmo de receber o certificado de conclusão do curso e existe o interesse de realização de novas turmas do curso, em breve:

“São quatro anos de estrada e quase dez mil pessoas que passaram pela nossa unidade. Foi muito bom estar em Búzios e constatar que existe tanta gente interessada em ganhar capacitação. Tenho certeza que o futuro destes novos profissionais será brilhante. Desejo que, muito em breve, possamos voltar ao município”, disse o presidente do Instituto Atlantis, Leandro Guerise.

Para o Prefeito André Granado, a conclusão do curso tem como resultado principal a oferta de oportunidades aos jovens do município:

“Desde o início da nossa gestão, estamos falando e buscando qualificação para a população, algo que nunca se viu em Búzios. Este diploma não é apenas um certificado, mas uma carta de alforria que abre o horizonte de vocês para não dependerem da caridade de ninguém. Peço, agora, que vocês sejam muito felizes e se tornem multiplicadores desta força de vontade para outros jovens”, afirmou o prefeito.

Durante o mês de junho e julho, os pescadores de Búzios e das cidades vizinhas tiveram a oportunidade de participar de quatro cursos gratuitos promovidos pela Plataforma Educativa Repsol Sinopec, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. Foram realizadas capacitações em “Manutenção de motores a diesel”, “Processamento e beneficiamento de pescado”, “Impermeabilização de embarcações e construção civil” e “Gerenciamento de resíduos”.

As aulas foram realizadas na unidade móvel do projeto, que ficou estacionada na Estrada da Usina, s/nº, em frente à Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.

Realizado pelo Instituto Atlantis de Preservação Ambiental, em parceria com a Marinha do Brasil, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e governos municipais, o programa está em seu quinto ano e já passou por 16 cidades de Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, atendendo a mais de 10 mil pessoas e percorrendo cerca de 35 mil quilômetros. A Plataforma Educativa Repsol Sinopec opera por meio de um sistema itinerante, no qual as aulas são ministradas em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores e kit multimídia, com capacidade para até 25 alunos por turma.


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil