Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Prefeitura inicia 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
RSS
Por Ascom Búzios em 19/11/2013
A partir desta quarta-feira, dia 20, data em se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, dá início a mais uma luta pelos direitos humanos. Celebrada em 159 países, a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” consiste em uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Desenvolvida, atualmente, em 159 países, a campanha foi criada, em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos EUA. Internacionalmente, ela começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, a Campanha tem início no dia 20 de novembro (Dia Nacional da Consciência Negra), com o objetivo de destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras, terminando também no dia 10 de dezembro.

De acordo com a Secretária Claudia Carrilho, o principal objetivo do evento – que vai até o dia 10 de dezembro – é conscientizar crianças, adolescentes e jovens da luta pelo fim da violência contra as mulheres. Ainda segundo a secretária, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) de Búzios, inaugurado em 4 de setembro, vem contribuindo, efetivamente, para encorajar as mulheres a buscarem seus direitos por ser um espaço de acolhimento das mulheres vítimas de violência:

“Despertar em toda a população de Armação dos Búzios a vontade de lutar pela erradicação da violência contra a mulher, indignar-se diante desse fenômeno, contribuindo para a desconstrução da naturalização da violência de gênero contra a mulher, é o principal teor da campanha. Assim como construir um mundo livre, sem exploração e reprodução de preconceitos e de discriminações, onde ser mulher, negra, indígena, lésbica, jovem, idosa, com deficiência, represente a efetividade da diversidade humana e não elementos que desencadeiem formas de opressão e de violência”, afirmou ela. 

Junto com o primeiro dia da campanha, a Prefeitura de Búzios realiza um evento em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A programação começa às 17h, com inauguração da nova iluminação e paisagismo do monumento do Zumbi dos Palmares, na Praça do Cruzeiro. Já a partir das 20h, serão realizados shows com a Escola de Samba Império Serrano, Filhas de Gandy e Lance Maneiro, onde haverá, ainda, barraquinhas com comidas típicas.





Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil