Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Búzios recebe o “I Fórum de Diálogo com o Mangue de Pedra”
RSS
Por Ascom Búzios em 15/05/2014
Com o apoio da Prefeitura de Búzios, ambientalistas da cidade realizaram na tarde de ontem, dia 14 de maio, o “I Fórum de Diálogo com o Mangue das Pedras”. O evento contou com a participação da professora e geóloga Kátia Mansur, pesquisadora da UFRJ; do historiador ambiental Arthur Soffiatti e de uma descendente quilombola. O objetivo deste diálogo era realizar um aulão, onde os professores explicassem à população buziana as características, a importância e a raridade do Mangue. 

“Dizem que existem mais dois ou três mangues e eu, particularmente, só conheço este com essas características. Ele tem uma interação da geologia, que são as rochas, com a biologia, que são as plantas, e só existe porque as rochas permitem a entrada de água na falésia da praia e essa água doce descarrega na praia. Ao invés de ser um mangue de rio e lama, ele é um mangue de pedra e água subterrânea. Esse mangue é totalmente diferente de tudo e hoje já temos comprovação de que isso ocorre”, explicou Kátia Mansur. 

O evento contou com a presença do Prefeito da cidade, Dr. André Granado, do Secretário de Meio Ambiente, Fábio Dantas, e seu subsecretário, Calos Tutti, além de outras autoridades municipais, como os vereadores, Lorran Silveira, Messias Carvalho, Uriel Pereira e Joice Costa.

Durante a reunião, Fábio Dantas, recebeu um abaixo-assinado, com aproximadamente 2.300 assinaturas, que solicitava que o Mangue de Pedra se tornasse uma Unidade de Conservação Ambiental. Além de entregar o abaixo assinado, os organizadores pediram que o Prefeito e o Secretário assinassem uma carta de apoio, que solicitava que Búzios se tornasse um sítio geológico apoiado pela UNESCO. A mesma foi assinada, no gabinete do Prefeito, ao fim do Forúm.

Professores das escolas das redes municipais e estaduais da cidade compareceram ao Fórum com suas turmas. Segundo o professor Hércules, da Escola Municipal Professora Ciléa Maria Barreto, o objetivo de levar os alunos ao evento era “sensibilizá-los para as ações que nós, escola, e sociedade civil estamos realizando em relação a algumas situações ambientais aqui de Búzios. O Mangue é um ambiente que temos em poucos lugares do mundo. Seria legal que, com esse conhecimento, as crianças se tornem adultos preocupados com a preservação deste ecossistema”.

O Prefeito agradeceu a presença dos professores, por ensinarem à população sobre a importância do Mangue de Pedra, tornando-a consciente da importância de um bem natural aqui existente e falando sobre a importância de sua conservação.

Em nome do Prefeito, o Secretário de Meio Ambiente encerrou o evento agradecendo o empenho de todos em preservar a unidade: “Para que o meio ambiente tenha a importância que se deve ter, teremos que estar unidos nessa caminhada. Não é uma luta fácil, precisamos do nosso Poder Legislativo, do Executivo e da parte etimológica, que é a academia, nos nutrindo de informações. O movimento popular tem me passado as teses e estamos tendo muito cuidado em delimitar as áreas. O Prefeito tem afirmado que é um compromisso do nosso governo tornar o Mangue de Pedra uma unidade de conservação”, afirmou Fábio Dantas. 



Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil