Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Unidades de Saúde de Búzios oferecem vacina contra o HPV para meninas
RSS
Por Ascom em 09/03/2015

Prevenir o câncer de colo de útero nas meninas, este é o objetivo da campanha de vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Sendo assim, a secretaria de Saúde de Búzios já está disponibilizando a vacina, para meninas de 9 a 11 anos de idade, em todas as unidades de saúde e na Policlínica da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.


A meta da Prefeitura de Búzios é vacinar, no mínimo, 80% do público alvo. Ou seja, das 763 meninas da faixa etária de 9 a 11 anos de idade, estipula-se aplicar a vacina em 610 meninas.


Vírus HPV – O vírus HPV é a principal causa do câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto. O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de cem tipos. Desse percentual, ao menos 13 têm potencial para desenvolver um câncer. Por isso, a incorporação da vacina no calendário nacional, que protege contra quatro tipos de vírus do HPV (6-11-16-18), além de prevenir verrugas genitais.


A vacina – A vacina contra o HPV é segura. Sua eficácia é comprovada, principalmente, com mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual. Para tal, são propostas três doses, num seguinte esquema: após a primeira dose, a segunda é administrada em seis meses e a terceira, em cinco anos. É uma vacina intramuscular (uma injeção de apenas 0,5ml em cada dose) e a vacina que está disponibilizada nas unidades de saúde de Búzios, é a mesma que está sendo aplicada nas clínicas particulares. A vacina deve ser aplicada com a autorização dos pais e responsáveis das meninas.

 


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil