Skip Navigation Links Você está em:  

Sala de Imprensa

Notícias

Escultura A Lavadeira e Poço da Bomba recebem restauração
RSS
Por Ascom em 13/05/2015

A Prefeitura de Búzios, através da secretaria de Turismo, promove a restauração e limpeza da escultura A Lavadeira, e do Poço da Bomba, neste dia 15, às 10h. A ação contará com a presença do artista da obra, Ivan Cruz, da artista Christina Motta e dos alunos do Colégio Municipal Paulo Freire.

A participação dos alunos visa a conscientização da importância do patrimônio histórico e turístico da cidade, inserindo os presentes em todo o contexto da história do local. “A inclusão dos alunos e da população, reforça o zelo que o cidadão deve ter com a cidade”, disse José Márcio, secretário de Turismo.  


Conta a história que antigamente a água potável era obtida através de poços, e um desses poços encontra-se preservado em frente ao Colégio Paulo Freire. A escultura junto ao poço retrata as mulheres que se reuniam, em sua maioria, esposas de pescadores, para lavar roupas e usar suas águas para afazeres do lar. Conversavam muito entre si assuntos sociais, durante o descanso após as refeições, enquanto seus maridos lutavam contra as tormentas, pescando em alto mar para o sustento de suas famílias e educação de seus filhos, visando um futuro melhor. 


O Poço da Bomba foi construído em 1953 e o seu nome deve-se a uma bomba manual usada no inicio da sua feitura. (Apostila do Curso ConheSer Búzios-Toninho Português).


Valid XHTML 1.0 Transitional

Selo de Acessibilidade - DaSilva

Estrada da Usina, 600 Centro (22) 2633-6000 Desenvolvido por NPI Brasil