Prefeito de Búzios analisa Portaria do Detro com setor turístico
Por Ascom Búzios em 16/05/2014
O Prefeito de Búzios, Dr. André Granado, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 14, com empresários do transporte turístico visando à operacionalidade de suas empresas diante da portaria do Detro RJ 1.134/13, que entrará em vigor no dia 9 de junho.

Além do Chefe do Executivo, estiveram presentes à reunião o Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos; o Secretário Adjunto de Turismo, Anderson Akel; o Coordenador de Trânsito e Transporte, Flavio Antônio Gomes, e empresários locais.

Durante a reunião, foi discutido o caráter geral da Portaria, para a qual os empresários sugeriram mudanças necessárias de forma que as empresas possam se adequar à nova legislação. Dos 41 itens, foram sugeridas pequenas alterações em sete pontos, como a exigência de um motorista para cada veículo, vista pelo setor como “impraticável, devido à sazonalidade”; o envio antecipado da lista de passageiros, outro ponto que sofre alterações muitas das vezes em cima da hora, e o aumento da idade da frota em função do financiamento,  entre outros.

De acordo com José Márcio, o ordenamento favorece as empresas que estão legalizadas, diminuindo a pirataria do setor. "Quanto maior a participação do trade, melhor será o diálogo para trazer um turismo cada vez melhor para a cidade. Devemos sempre levar em consideração levar a viabilidade destas exigências", disse.

Já o Prefeito afirmou que se deve ter muito cuidado quando a Legislação abre espaço para interpretações, pois pode causar injustiça. "Nós temos que trabalhar para que haja regras justas para as empresas e para os turistas, e temos que lutar pelo que é correto. Não podemos permitir prejuízos ao setor turístico, mas temos que zelar pela qualidade dos serviços, dentro da lei", disse ele.