Curso ConheSer Búzios consolida seu sucesso no encerramento da 3ª edição
Por Ascom Búzios em 13/06/2014
Após um pouco mais de um mês de estudo e dedicação ao curso ConheSer Búzios, os participantes da 3ª edição celebraram sua formatura em solenidade realizada na quarta-feira, dia 11, no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação (CEPEDE). O evento contou com a presença do Prefeito de Búzios, André Granado, do Secretário de Turismo, José Márcio Moreira dos Santos, da Secretária de Educação, Deise Gonçalves, do Diretor do CEPEDE e Professor de História da cidade, Rogério Carvalho, do Professor de Geografia, Alan Pacheco, do Professor de Educação Ambiental, Marco Aurélio e familiares dos formandos.

O curso, que vem repetindo o sucesso desde a sua primeira edição, ensinou aos alunos o aspecto geográfico e ambiental da cidade e enfatizou a importância da excelência no atendimento ao turista, além de proporcionar uma viagem pelas raízes da população buziana, através de visitação a monumentos históricos.

Este ano, ao fim do curso, empresas de turismo procuraram pelos formandos para que possam fazer parte do quadro de funcionários da empresa. Como foi o caso de uma agência de turismo do município, que deseja contratar guias de turismo bilíngue, e que tenha a qualificação do curso.

“Este curso oferece muito conhecimento sobre Búzios, além de oferecer aulas de excelência no atendimento ao turista, o que qualifica qualquer profissional do turismo de forma eficiente. Por isso, nos interessamos em contratar pessoas com este pré-requisito”, disse Ana Paula, representante do RH da agência.

Na ocasião, o Prefeito André Granado ressaltou a importância de despertar o conhecimento para se obter liberdade. “Cada um de vocês deu um passo na sua qualificação, e se continuarmos trabalhando alinhados – população e governo municipal - nós vamos mostrar cada dia mais o potencial de Búzios, diminuindo assim a sazonalidade”, finalizou ele.

A representante da turma, Maria Lúcia da Silveira citou uma frase de Che Guevara - ‘O conhecimento nos faz responsáveis’ - para falar sobre a participação de todos os formandos nesta 3ª edição do curso. “Participar do curso foi uma grata surpresa que abriu nossos questionamentos sobre os pequenos detalhes do município, e agora somos responsáveis para levar adiante este conhecimento”, enfatizou ela.

Durante a solenidade de formatura, o Secretário de Turismo agradeceu o comprometimento dos professores, em especial dos formandos por se permitirem participar do curso ConheSer Búzios, ampliando seus conhecimentos sobre o município.

"Muitas vezes, a população perdia oportunidades de trabalho por falta de qualificação, mas, hoje, é gratificante ver estes moradores adquirindo conhecimento e se preparando para atender as demandas do mercado de trabalho. Moradores e turistas vão sentir esta qualificação do povo buziano”, falou ele, entusiasmado.

O curso ConheSer Búzios abrirá novas turmas para o segundo semestre. Mais informações pelo telefone (22) 2633-6200.