Prefeitura realiza atividades de conscientização pela Semana Nacional de Trânsito
Por Ascom Búzios em 23/09/2013
Até a próxima sexta-feira, dia 27, a Prefeitura de Búzios realiza diversas atividades de conscientização e educação no trânsito, voltadas para motoristas, pedestres e, principalmente, estudantes. As ações, que incluem trilha educativa de trânsito, teatro de fantoche, operações nas ruas e pedalada, começaram na última quarta-feira, dia 18. A iniciativa, realizada pelo projeto “Cuca Fresca”, por meio da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública, visa, também, comemorar a Semana Nacional de Trânsito, promovida, em todo o país, pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Desde o dia 18, cerca de 150 crianças e adolescentes já participaram da atividade “Trilha de trânsito”, realizada no campo da SEB, com o objetivo de orientar sobre significado de placas de trânsito e cuidados com a segurança ao atravessar ruas, por meio de palestras lúdicas. Já participaram da atividade alunos das escolas municipais Profª Eliete de Araújo Góes, Manoel Antônio da Costa e Lydia Sherman, dentre outras unidades. Nesta terça-feira, estão agendadas, para a “Trilha de trânsito” e o “Teatro de Fantoche Edu” – que acontece na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda - as escolas Vereador Emigdio Gonçalves Coutinho e as creches Marly da Silva e Profª Diva Nunes Chaves.

Nas ruas, motoristas e pedestres também estão participando da campanha: guardas municipais distribuem panfletos e explicam como proceder corretamente no trânsito para que sejam evitados acidentes e que se possa criar uma nova cultura de educação no trânsito. No último domingo, dia 22, a programação pela Semana Nacional de Trânsito contou com a Pedalada Educativa de Trânsito, em parceria com a Associação Pedala Búzios. O evento teve a participação de mais de 200 ciclistas, incluindo crianças e adultos moradores de todo o município: os participantes percorreram um roteiro entre a Rasa e o Pórtico, com chegada na Praça Santos Dumont. Além da condução do evento, junto com a associação organizadora, a Prefeitura participou da pedalada com sete viaturas, sendo três motos e quatro carros, garantindo a segurança de ciclistas e motoristas, em todo o percurso do evento.

“Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas” - Com o tema “Álcool, outras drogas e a Segurança no Trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, será promovida, até o dia 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito.

O tema discute a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. A decisão que cabe a cada indivíduo em assumir o risco de dirigir alcoolizado, de falar ao celular enquanto guia ou de transitar segurando com uma única mão o volante. A Semana Nacional de Trânsito – prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – tem a missão de fazer o cidadão refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário.

Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. Apesar de os esforços dos órgãos de trânsito, a ocorrência de acidentes cresce a cada ano. É sabido que um dos fatores, atualmente, causadores de acidentes é o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa e outras penalidades.

O Denatran lembra que a manutenção do veículo é de fundamental importância para que se tenha segurança no trânsito. De nada adiante ser um bom motorista, se o veículo não atende às solicitações exigidas em cada situação. Assim, mantê-lo em boas condições de tráfego é um fator importante para a prevenção de acidentes.