Búzios recebe pela 2ª vez o Desafio Solar Brasil
Por Ascom em 11/11/2014

O município de Búzios recebe nesta quinta-feira, dia 13, a 2ª edição do  Desafio Solar Brasil 2014. A competição de embarcações solares, é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge realizado na Holanda, e é uma realização da UFRJ em parceria com o Governo do Estado, e tem o apoio da Prefeitura de Búzios e da concessionária Ampla.

Nesta edição, participarão da competição cerca de 300 universitários de sete estados e 50 professores e orientadores, divididos em 23 equipes. Os barcos participantes são projetados e construídos pelos próprios estudantes. O objetivo é estimular o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável, como combustível para a mobilidade.

O Sub-secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Rafael Fontenelles, incentiva o evento e diz ser essencial para o aprendizado dos alunos. “O mais importante não é vencer, é aprender. É ter a oportunidade de fazer o conhecimento da sala de aula se tornar realidade. Mostrar ao aluno como é importante aprender as mais variadas disciplinas e provar que é possível construir embarcações que geram a sua própria energia, de forma sustentável.”

A cidade foi escolhida para sediar o evento por fazer parte do projeto das Cidades Inteligentes, que envolve ações para otimização de recursos energéticos e redução da emissão de poluentes. Além do evento, também serão realizados workshops sobre consumo consciente de energia, energia solar e renovável, telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, além de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto das equipes, concedendo um prêmio ao melhor projeto. A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas à energia solar na Orla Bardot.